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Edição: 734

Esta imagem é uma montagem que combina duas das fotos anteriores. Como plano de fundo, vemos as três pinturas de arte abstrata e geométrica, lado a lado em suas molduras de madeira. Sobreposta bem no centro da imagem, cobrindo a pintura do meio, está a fotografia em preto e branco do artista com barba e óculos. A foto dele é apresentada dentro de um retângulo semitransparente, o que faz com que as cores das pinturas por baixo pareçam mais suaves nessa área. A composição une o criador e sua criação, colocando o retrato do artista diretamente no centro de sua obra.
Modernismo baiano e a invisibilidade dos artistas negros
Esta imagem retrata uma cena dentro de um laboratório de pesquisa ou análise. Em primeiro plano, um homem jovem com cabelo escuro e barba está sentado, vestindo um jaleco branco e olhando atentamente através das lentes de um grande e moderno microscópio. Ao seu lado, em pé, um homem mais velho, também de jaleco, o observa, parecendo supervisionar ou orientar o trabalho. À esquerda, um monitor de computador exibe uma imagem de microscopia com células ou tecidos em tons de vermelho brilhante. O ambiente é bem iluminado e funcional, típico de um espaço científico.
Combinação de medicamentos é promissora contra câncer de boca
Segundo o estudo, em situações de crise sanitária é fundamental que gestantes puérperas sejam consideradas grupos prioritários de atenção à saúde
Mortalidade materna duplicou na pandemia
Esta imagem é a famosa e grandiosa pintura histórica "A Primeira Missa no Brasil", de Victor Meirelles. A obra retrata uma cena ao ar livre, em uma paisagem tropical exuberante, representando o primeiro contato religioso entre portugueses e os povos indígenas do Brasil. O ponto central é um altar improvisado onde um padre, de vestes brancas e solenes, celebra a missa diante de uma grande cruz de madeira. Ao redor do altar, estão os colonizadores portugueses — vestidos com trajes da época, incluindo armaduras, roupas nobres e hábitos de frades — todos concentrados na cerimônia. Em um grande semicírculo em volta dos portugueses, uma multidão de indígenas, com os corpos nus ou seminus, observa o ritual com expressões de curiosidade, espanto e fascínio. Suas posturas são variadas: alguns estão sentados no chão, outros de pé, e há até quem suba em uma árvore para ter uma visão melhor da cena. A pintura transmite uma atmosfera idealizada de um encontro pacífico e solene, marcando um momento fundador na história do país.
‘Intérpretes do Brasil’ e o desafio da desconstrução
Esta é uma fotografia em close-up com foco nas mãos de uma pessoa, possivelmente um cientista ou técnico de laboratório. As mãos seguram duas pequenas placas de Petri (recipientes redondos e transparentes), cada uma contendo amostras de grãos, que se assemelham a grãos de café crus (verdes). Ao fundo, a tela de um laptop aberto exibe gráficos com linhas coloridas, indicando a análise de dados científicos relacionados às amostras. A imagem tem uma iluminação clara e um aspecto profissional, sugerindo um processo de controle de qualidade, pesquisa ou análise tecnológica de produtos agrícolas. A composição une o elemento natural (os grãos) com a tecnologia (a análise de dados no computador).
A hora e a vez do café canéfora
Esta é uma fotografia com uma atmosfera rústica e natural, que foca em uma fogueira. Na parte superior da imagem, uma panela de acampamento, feita de metal claro e cheia de água, está apoiada sobre grandes pedras. Abaixo da panela, as brasas do fogo brilham intensamente em tons de vermelho e laranja, com chamas e fumaça subindo ao redor. O restante da cena, na parte inferior da foto, é escuro e sombrio, fazendo com que a luz e o calor do fogo se destaquem. A imagem transmite uma sensação de acampamento, simplicidade e o conforto de uma refeição sendo preparada ao ar livre.
Fome, substantivo feminino
Gráfico de Investimentos
Risco cambial, entre a teoria e a prática
manchete
A metrópole que ficou no papel
João Falchi Trinca (no destaque): bibliófilo reuniu o maior acervo particular sobre a cidade
Um acervo, infinitas histórias

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