O segundo episódio do podcast Geleia Geral, realizado por estagiários e bolsistas da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp, estreia nesta quarta-feira, 1º de outubro. O tema central é o grande momento de reconhecimento da mais recente safra do cinema brasileiro, com as premiações dos filmes Ainda Estou Aqui, O Agente Secreto e O Último Azul.
Com propostas e linguagens diversas, os filmes foram premiados nos principais festivais europeus. No caso de Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles, a consagração maior veio com o inédito Oscar de filme internacional na mais importante vitrine de Hollywood e com o prêmio de melhor atriz em filme dramático para Fernanda Torres no Globo de Ouro, além de outros 50 prêmios, entre eles o de melhor roteiro no Festival de Veneza em 2024.
O Agente Secreto, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi aclamado no último Festival de Cannes, na França. Depois de Bacurau, também premiado em Cannes, em 2019, o diretor conquistou o prêmio de melhor direção, e Wagner Moura, o protagonista, foi escolhido o melhor ator. Vale destacar que O Agente Secreto foi selecionado para representar o Brasil na corrida ao Oscar 2026 e já aparece entre os favoritos em revistas especializadas, como a “Variety”, a principal publicação do setor. Já O Último Azul, do também pernambucano Gabriel Mascaro, com Rodrigo Santoro como protagonista, recebeu o Urso de Prata do Festival de Berlim, o segundo prêmio mais importante da competição.

Thiago Geisselmann dos Anjos, o cinéfilo da equipe do podcast, foi quem propôs o tema, atuou no roteiro e narrou o episódio, intitulado O Brilho do Cinema Nacional. “Entrevistamos o professor de cinema do curso de Midialogia Pedro Guimarães, do Instituto de Artes (IA), que abordou como os filmes ultrapassaram a política de visibilidade”, conta.
“Na conversa, o professor destacou ainda as diferenças e a importância dos prêmios e falou sobre o circuito dos festivais”, acrescenta Antonio Marinheiro, também integrante do grupo. “Foi interessante contextualizar o cenário brasileiro do cinema atual e destacar todas as variáveis que levaram os filmes a ter tanto reconhecimento”, completa Juliana Budoya, que trabalhou na edição e na montagem do episódio. Geórgia Tribst, responsável pela identidade visual, ressaltou que a cor escolhida foi o verde, “que nos representa”.
Matheus Mota, responsável pela trilha sonora do podcast, contou que buscou trazer a atmosfera dos três filmes. “Foi um exercício de escutar e recriar, sem usar a trilha sonora deles. Fiz a composição de dois backgrounds discretos.”
O podcast Geleia Geral tem periodicidade mensal, e novos programas estão em fase de pré-produção. “O formato está mais maduro, com os recortes temáticos e a identidade definida. Estamos preparando os próximos”, completa Marinheiro.
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