Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

UPA registra 45 mil inscrições; evento é destaque na Alesp

Programa Unicamp de Portas Abertas celebra 20 anos e aborda o tema "COP30 no Brasil: a mudança já começou"

O programa Unicamp de Portas Abertas 2025 (UPA 2025) recebeu neste ano a inscrição de cerca de 45 mil estudantes. No total, 675 escolas de todo o Estado de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e da Bahia se inscreveram. O evento, tradicional na Universidade, será realizado no dia 23 de agosto, das 9h às 17h, no campus da Unicamp no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Nesta quarta-feira (23), a UPA 2025 ganhou destaque no programa Nos Bastidores, da Rede Alesp, emissora ligada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em entrevista à jornalista Priscilla Doroche, o coordenador-geral da Universidade e reitor em exercício, Fernando Coelho, ressaltou a importância da UPA como um evento que mostra tudo o que a Unicamp oferece à comunidade. 

Programa ‘Unicamp de Portas Abertas’ completa 20 anos e, neste ano, tem como tema ‘ COP30 no Brasil: a mudança já começou’UPA registra 45 mil inscrições; evento é destaque na Alesp
O reitor em exercício, Fernando Coelho, em entrevista na Alesp

Com o tema “UPA 20 anos e COP30 no Brasil: a mudança já começou”, a edição deste ano celebra dois marcos importantes que refletem o compromisso da Unicamp com seus valores fundamentais de oferecer ensino, pesquisa científica e extensão universitária gratuitas e de excelência a toda a sociedade. Ao completar 20 anos, o programa Unicamp de Portas Abertas mostra-se como um evento consolidado no calendário de escolas públicas e privadas, um evento por meio do qual os estudantes podem conhecer o espaço físico e a vida acadêmica e cultural de uma das melhores universidades da América Latina. 

No ano em que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ocorrerá no Brasil, a UPA 2025 também estimula seus visitantes a refletirem sobre o cenário de emergência climática e a importância de as universidades atuarem para mitigar esses efeitos.  

Destaque na Rede Alesp

Em entrevista concedida ao programa Nos Bastidores, Coelho lembrou que a UPA surgiu com a proposta de ser um evento direcionado ao público vestibulando e que, com o passar dos anos, tornou-se uma interface de sucesso com a comunidade. “Ao longo do tempo, percebemos que essa é uma oportunidade de mostrar a Universidade em toda sua abrangência. Por isso, recebemos os alunos interessados na Unicamp e seus pais. E, a partir do momento em que temos esse público, mostramos toda a diversidade de conhecimentos que somos capazes de gerar”, contou o coordenador-geral. 

Coelho também falou sobre os recentes esforços de adoção e implementação de políticas robustas que garantiram o acesso e a permanência de uma grande quantidade de estudantes de escolas públicas e de grupos sociais diversos. “Trata-se de estudantes que trazem vivências e uma diversidade muito interessante que mudam a Universidade. Isso enriquece a Unicamp, e a UPA reflete essa transformação.”

A importância da Unicamp para a produção científica nacional e a formação de pessoas também foi tema da entrevista. Coelho destacou a preocupação da Universidade em aliar a geração de conhecimento às demandas apresentadas pela sociedade, o que se reflete em indicadores importantes, como o fato de a Unicamp ser a universidade brasileira com o maior número de registros de patente, realizar o licenciamento gratuito de projetos inovadores para prefeituras e órgãos públicos e prover atendimento médico a um grande número de pessoas por meio de suas unidades de saúde.

“Por ser uma referência, a Unicamp atrai para a região de Campinas não só empresas, mas outras estruturas de pesquisa estaduais e federais, gerando um hub de ciência na cidade”, observou o coordenador-geral. “Tudo isso faz com que a Universidade seja muito reconhecida pela comunidade e, por isso, temos que dar continuidade a esse trabalho e temos que evoluir para crescermos ainda mais.”

A entrevista completa está disponível a partir do minuto 35 da edição do programa Nos Bastidores de 23 de julho. O vídeo está no canal da Alesp no YouTube.

Venha para a UPA

A UPA 2025 oferecerá aos estudantes visitas guiadas pelas faculdades e pelos institutos da Unicamp, onde poderão conhecer laboratórios, centros de pesquisa, bibliotecas, projetos, atividades de extensão e espaços que fazem parte da vida no campus.

Programa ‘Unicamp de Portas Abertas’ completa 20 anos e, neste ano, tem como tema ‘ COP30 no Brasil: a mudança já começou’. UPA registra 45 mil inscrições; evento é destaque na Alesp
Estudantes no campus da Unicamp durante a UPA de 2024

Professores e estudantes dos cursos de graduação realizarão palestras, oficinas, rodas de conversa, jogos e dinâmicas sobre diversos temas, além de apresentações sobre os serviços oferecidos pela Universidade a seus estudantes. Ainda haverá orientações sobre o Vestibular Unicamp 2026 e demais modalidades de ingresso. 

Toda a programação de atividades promovidas pelas faculdades e pelos institutos estará disponível no site oficial do evento — https://upa.unicamp.br/ —, no início de agosto. A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp também vai disponibilizar nos canais oficiais da Universidade conteúdos especiais sobre o evento e sobre os temas deste ano. 

As inscrições voltadas às escolas já estão encerradas por conta da limitação de espaço físico para estacionar veículos. Porém as visitas individuais, de famílias ou de grupos de amigos são livres e bem-vindas. Nesses casos, não é necessário fazer inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail upa@unicamp.br ou pelo WhatsApp (19) 3521-2121.

Ir para o topo