Alan Roger dos Santos Silva, cirurgião-dentista e professor do Departamento de Diagnóstico (Área de Estomatologia) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acaba de receber o título de fellow da American Academy of Oral Medicine (AAOM). Trata-se de uma alta distinção reconhecida pelos especialistas em medicina oral.
Para conquistar o título de fellow acadêmico na AAOM, os profissionais passam por uma avaliação de suas qualificações, incluindo experiência comprovada em medicina oral por meio do ensino, afiliação hospitalar e publicações científicas na área. Após revisão e aprovação pelo Comitê de Fellowship Acadêmico da AAOM, os candidatos realizam um exame escrito de múltipla escolha e apresentam um ensaio clínico-patológico, tudo durante a conferência da AAOM realizada anualmente nos Estados Unidos.
Os candidatos aprovados são certificados pela entidade norte-americana durante a conferência do ano subsequente e se tornam fellows da AAOM, comprovando sua proficiência no diagnóstico e tratamento de doenças das mucosas orais, nos diagnósticos orais/odontológicos desafiadores, no tratamento de dor orofacial e no tratamento de casos clinicamente complexos. O título de fellow da AAOM é reconhecido globalmente como validação da alta competência na prestação de serviços clínicos e pedagógicos no campo da medicina oral.
A AAOM, durante o exame dos candidatos, considera o conjunto do lastro de produção intelectual e a performance durante as provas. “Considero que a formação acadêmica privilegiada que recebi e a reunião de capital humano que a FOP me proporcionou nesses quase 15 anos de docência foram meus maiores fomentadores na preparação para esse exame”, disse Silva.
Segundo o professor, do ponto de vista pessoal e profissional, o título significa o reconhecimento de um trabalho coletivo desempenhado com o suporte contínuo da família, dos amigos, de mentores e de muitos profissionais. Tal apoio permitiu-lhe desenvolver as habilidades agora reconhecidas pela AAOM.
O docente homenageado, ao receber a distinção, manifestou estar honrado e destacou o compromisso da FOP com promover o conhecimento e o tratamento avançado para os pacientes.