Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Registro Geral

Aula inaugural do regente coral Néstor Andrenacci na Unicamp

O maestro argentino Néstor Andrenacci ministrou no último dia 15 de julho a aula inaugural da Oficina Avançada de Regência Coral como parte das atividades de artista residente do Programa “Hilda Hilst” da Unicamp. A programação inclui oficinas e espetáculos abertos ao público.

Para Andrenacci, as atividades servirão como um espaço de reflexão sobre a direção da regência coral no mundo. “O coro é uma atividade muito antiga. Cantar em grupo é natural para a natureza humana. Do século 19 até hoje, o canto coral à capela assumiu grande importância. O repertório mais importante para o coro está nas produções criadas desde o século 19 até hoje.”

Natural de Bahía Blanca, na Província de Buenos Aires, Andrenacci já foi contemplado por duas vezes, em 1999 e 2009, com o Prêmio de Mérito Konex, um dos mais importantes daquele país, na categoria Regência Coral. Atualmente, o regente dirige o Grupo de Canto Coral (GCC), o Coro del Banco de la Nación Argentina, o Coro Trilce e o Ensemble Francisco Guerrero Madrigalista, além de codirigir o Orfeón de Buenos Aires. Entre 1989 e 2011, atuou como professor de regência coral e introdução ao repertório sinfônico coral na Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica Argentina.

O Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente da Unicamp é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA). A programação vai até setembro de 2024 e pode ser acessada no endereço: https://www.idea.unicamp.br/evento/2024/07/15/musica-coral-em-foco/.

Clique aqui e leia a reportagem no Jornal da Unicamp.

Ficha técnica:
Produção e reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: João Ricardo – Boi
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri
Foto de capa: Antônio Scarpinetti

Ir para o topo