O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5/8), a concessão do título de professora emérita à matemática e engenheira de alimentos Iracema de Oliveira Moraes.
O parecer assinado pelas professoras Ângela Maria Moraes e Mary Ann Foglio e pelo professor Paulo José do Amaral Sobral avaliou que Moraes “reúne todos os méritos” que justificam a concessão do título de Professora Emérita. “Trata-se de um justo reconhecimento a uma trajetória marcada pela dedicação exemplar ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária, que tanto engrandeceu esta instituição”, diz o relatório.

Iracema de Moraes nasceu em 1940, em Socorro, no interior do estado de São Paulo. Foi a primeira de sua família a ter acesso à educação formal. Sua vocação para o ensino manifestou-se precocemente, e aos sete anos de idade alfabetizou a própria mãe. Estudou em Amparo e graduou-se em Matemática na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas em 1962. Lecionou por vários anos Matemática e Física em diversos colégios de Campinas, incluindo a Escola Estadual Culto à Ciência de Campinas e, já casada e com duas filhas, cursou Engenharia de Alimentos na Unicamp, concluindo seu curso em 1970.
Por sua competência, menos de dois meses após se graduar na Unicamp foi contratada como docente na universidade. Iniciou sua carreira em pesquisa científica de forma pioneira, fazendo mestrado na produção de um inseticida bacteriano à base de Bacillus thuringiensis em um mini-fermentador, tema pouco explorado no mundo naquela época, mas ainda muito atual.

Como frutos de suas atividades em pesquisa, que abarcaram a realização de inúmeros projetos de pesquisa, inovação e mesmo de extensão, publicou 75 artigos em periódicos, um livro e 29 capítulos de livros.
Suas atividades docentes foram muito além de realização de projetos, das orientações e aulas ministradas, nas quais se destacam os conteúdos de biotecnologia, microbiologia industrial, bioengenharia e produção de agentes biológicos. Também atuou em atividades de gestão de alto grau de responsabilização, particularmente na Coordenação da Pós-Graduação e, na sequência, na Diretoria da FEA. Foi a primeira ex-aluna da Unicamp a ser diretora da unidade onde se graduou.
Assista ao programa Memória Científica produzido com a professora Iracema Moraes: