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Frota de ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo durante cermiônia de entrega em janeiro último; pesquisa desenvolvida em parceria com Aneel e CPFL Energia
Frota de ônibus elétrico da Prefeitura de São Paulo durante cermiônia de entrega em janeiro último; pesquisa desenvolvida em parceria com Aneel e CPFL Energia

Dividido em nove capítulos, o livro As Cidades como Protagonistas – Políticas públicas de transição para a mobilidade elétrica discute a capacidade das cidades de repensarem suas estratégias e ações ao se articularem em redes, para regulamentar, fomentar e organizar o espaço urbano a fim de avançar na promoção da mobilidade elétrica. A obra apresenta um panorama sobre esse ecossistema a partir de ações exitosas de 30 cidades do Norte Global e do Sul Global. Sob a coordenação de Flávia Consoni, docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, a obra resulta de um trabalho que durou cinco anos no âmbito de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a CPFL Energia de Campinas.

A Aneel vem apoiando a adoção de novas tecnologias e soluções por meio de seu programa Chamadas de Projetos Estratégicos. A Chamada Estratégica 22/2018, voltada à mobilidade elétrica, buscou estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras relativas ao tema. Em 2019, A CPFL atendeu à chamada, buscando incentivar estudos, como os desenvolvidos no Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (Leve) do DPCT, que possibilitassem a compreensão sobre como o poder público mobiliza recursos e instrumentos para viabilizar a mobilidade elétrica, em seus diversos modais de transporte, em espaços urbanos. Os estudos do grupo de pesquisas do Leve resultaram na publicação do livro. Tatiana Bermúdez Rodriguez, Altair Aparecido Oliveira Filho e Edgar Barassa realizaram seu doutorado no Leve, onde atuaram como pós-doutorandos no projeto da Aneel. Anna Carolina Navarro faz doutorado atualmente no Leve e integrou a equipe do projeto. Os quatro trabalharam sob a orientação de Consoni.

Segundo a docente, foram mapeadas, no projeto, 50 cidades do Norte Global e do Sul Global em busca de responder à pergunta: “O que as pessoas estão fazendo lá fora, de norte a sul, que pode servir de aprendizado para nós no Brasil?”. A partir de uma metodologia de análise de política pública, 30 cidades foram selecionadas por oferecerem exemplos válidos.  A docente destaca que o levantamento não é exaustivo. O objetivo do estudo, segundo Consoni, “é entender um pouco da racionalidade desses instrumentos e trazer essas experiências para que pudessem servir como uma fonte de inspiração: o que podemos aprender com quem já saiu na frente?”.

A coordenadora do projeto, Flávia Consoni: mapeamento de 50 cidades
A coordenadora do projeto, Flávia Consoni: mapeamento de 50 cidades

Dentre as cidades selecionadas, estão Shenzen (China), um dos exemplos mais robustos de eletrificação no mundo. Essa “é uma das cidades que eletrificou toda a sua frota de ônibus e tem vários instrumentos já implementados”, disse a docente. Oslo (Noruega), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Países Baixos), São Francisco (Estados Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Nova York (Estados Unidos) são algumas das cidades selecionadas do Norte Global. Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile), Cidade do Cabo (África do Sul) e Nova Délhi (Índia) são algumas das selecionadas do Sul Global.

A metodologia adotada na pesquisa baseou-se na estrutura Nato, que engloba dispositivos que permitem ao poder público direcionar mudanças econômicas e sociais. Essa estrutura envolve articulação e redes (nodality), regulação (authority), fomento (treasury) e organização (organization). A partir dessa estrutura, foi possível organizar uma tipologia dos instrumentos de política pública para eletromobilidade. “Fizemos uma analogia com uma caixa de ferramentas porque são as ferramentas com as quais o poder público pode mobilizar e promover essas várias modalidades de política pública”, afirmou Consoni.

Sobre a categoria articulação e redes, por exemplo, a docente lembrou que municípios nem sempre possuem recursos humanos preparados para realizar esse tipo de ação. “Muitas vezes, o quadro de pessoal não conhece o que são essas especificidades de ter uma política voltada para a mobilidade elétrica. Então, falamos sobre a capacidade de as cidades se articularem com outras cidades ou com outros grupos que ajudem na implementação da eletrificação”, disse.

O livro é um convite para gestores, pesquisadores e cidadãos refletirem sobre o futuro sustentável das cidades brasileiras, especialmente no que diz respeito à mobilidade elétrica, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a população como um todo.

Capa do livro As cidades como protagonistas - Políticas públicas de transição para a mobilidade elétrica

Título: As Cidades como Protagonistas – Políticas públicas de transição para a mobilidade elétrica

Autores: Flávia Consoni (coordenadora), Tatiana Bermúdez Rodriguez, Altair Aparecido Oliveira Filho, Edgar Barassa, Anna Carolina Navarro

Edição: 1ª / Ano: 2025

Páginas: 320

Editora: Papagaio

ISBN: 978-65-89810-30-8

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