Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil tem recorde de participantes

Em 2025, competição conta com 225 mil inscritos; a grande final está marcada para 30 e 31 de agosto

A 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) iniciada na última segunda-feira (5 de maio), reuniu 57.142 equipes de todos os estados do país — um novo recorde na competição, que conta, em 2025, com 225 mil inscritos.

Neste ano, a ONHB traz como tema central “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”, promovendo uma reflexão crítica sobre a informação, o papel da mídia e sua relação com a construção da memória histórica.

A primeira fase da olimpíada segue disponível até o próximo sábado, dia 10 de maio, às 23h59. Ao todo, serão seis etapas online, com duração de uma semana cada. A grande final presencial está marcada para 30 e 31 de agosto, no campus da Unicamp, em Campinas (SP).

Estudantes comemoram durante a final de 2024; competição presencial está marcada para 30 e 31 de agosto, no campus da Unicamp
Estudantes comemoram durante a final de 2024; competição presencial está marcada para 30 e 31 de agosto, no campus da Unicamp

Como funciona a ONHB?

A participação ocorre em equipes compostas por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. As provas incluem questões de múltipla escolha e tarefas diversificadas a cada fase, abordando não apenas História do Brasil, mas também temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

O formato da competição estimula o debate conjunto e a pesquisa crítica, ampliando o conhecimento para além da sala de aula e dos materiais didáticos tradicionais.

Vagas Olímpicas da Unicamp

A ONHB integra, ainda, o programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp. Conforme o desempenho, os participantes podem concorrer a vagas diretas em cursos de graduação da universidade — incluindo duas vagas específicas para o curso de História —, sem a necessidade de prestar vestibular.

Mapa de representação dos inscritos na ONHB
Mapa de representação dos inscritos na ONHB

Realização e Apoio

A ONHB é uma iniciativa do Departamento de História da Unicamp, em parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp), a Associação Nacional de História (Anpuh), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conta ainda com a colaboração de docentes, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos de instituições de todo o país.

Sobre a ONHB

Criada em 2009, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas que visa incentivar o estudo crítico da História a partir de uma avaliação formativa, reunindo participantes de todas as regiões do Brasil em uma competição educativa inovadora.

Ir para o topo