Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Na onda da liberdade: projeto da Unicamp ensina pessoas com deficiência a surfarem

Atividade promove inclusão com conquista da autonomia na Praia das Astúrias no Guarujá (SP)

Na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP), a liberdade não conhece barreiras. A Unicamp, em parceria com o projeto Surf Special, está transformando a forma como pessoas com deficiência experimentam o surfe ao proporcionar não apenas uma atividade esportiva, mas uma mudança pessoal. 

Desde o momento em que os participantes pisam na areia até a adrenalina de pegar suas primeiras ondas, cada experiência é relevante. João Stropp Neto de Araújo, um dos protagonistas, oferece um exemplo inspirador. Ele, que já se destacava nas aulas de natação da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, motivou docentes, pesquisadores e estudantes a se unirem nesse projeto de extensão para oferecer uma experiência sensorial a todos. O projeto de natação desenvolvido na FEF conta com 13 alunos. Já o projeto Surf Special, do Guarujá, atende mais de 60 famílias do município. 

De acordo com uma das organizadoras da atividade, a professora da FEF Mariana Simões Pimentel Gomes, mais do que a prática de um esporte, “a experiência revela-se uma prova de que as dificuldades não definem quem somos e que a liberdade de realizar sonhos é um direito de todos.”  “Cada onda surfada representa uma nova possibilidade de conquista, reafirmando que todos merecem sentir a brisa do mar e a emoção de superar novos desafios.” 

Ir para o topo