Uma pesquisa de doutorado realizada na Faculdade de Educação (FE) aponta a complexidade de visões de mundo e de posicionamentos políticos entre jovens evangélicos de uma escola de Campinas, contribuindo para a compreensão da pluralidade de valores com os quais eles se identificam. “O crescimento das igrejas evangélicas, nas últimas décadas, no Brasil, causou a impressão de que jovens evangélicos estão alinhados com os valores conservadores apenas, mas a religiosidade deles é cheia de singularidades”, disse a pesquisadora Ana Beatriz Gasquez Porelli, autora do estudo.
A tese de doutorado “Jovens evangélicos e suas relações com a escola de ensino médio” foi desenvolvida com jovens que estudam no ensino médio e técnico de uma escola pública de Campinas, a Etec (Escola Técnica Estadual de Campinas). Entre abril de 2018 e dezembro de 2020, a autora fez o retrato sociológico dos jovens e acompanhamento etnográfico do Grupo Cristão (GC), composto por jovens cristãos, na maioria evangélicos. Sob a perspectiva socioantropológica, foram feitas entrevistas em profundidade e reconstruídas as trajetórias biográficas de quatro jovens que atuavam na liderança do Grupo Cristão (GC).
A pesquisa identificou a importância do cotidiano escolar e da religião na formação de cada um deles, sendo possível ampliar essa análise para o grupo. Foram reveladas as experiências cotidianas na escola como importantes balizadores na definição das visões de mundo e dos posicionamentos desses jovens, para além de suas vivências na igreja e em suas famílias, demonstrando que a escola segue na disputa pela posição de centralidade na vida de jovens evangélicos.