A pneumologista Mônica Corso Pereira durante sessão de autógrafos no lançamento do livro

A professora Mônica Corso Pereira, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acaba de lançar um livro pela Editora da Unicamp, intitulado  “Hipertensão pulmonar: caminhos da investigação científica”. Segundo Pereira, a publicação é fruto de sua livre-docência, realizada em maio de 2022. No livro, a autora abordou a revisão histórica e até a atualização sobre hipertensão pulmonar.

“Discuto alguns aspectos dos mecanismos dos sintomas dessa doença. Agradeço novamente a Edwiges e a Ronaldo Simões Batata, pessoas que me incentivaram muito a produzir este livro. Espero que quem o leia faça comentários e aproveite bem. Dizem que os livros, depois que nascem, adquirem vida própria”, declarou a professora, durante o lançamento ocorrido no dia 11 de setembro.

A diretora da Editora da Unicamp, Edwiges Morato, lembra que a publicação faz parte de uma iniciativa lançada para “autores da casa” e constitui uma série de lançamentos recentes na área de medicina, como obras sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), uma coletânea de artigos sobre o tema ayahuasca e conteúdos sobre extensão universitária.

“Isso assinala muito claramente que todo saber da universidade tem que estar nessa comunicação acadêmica por excelência, que é o livro. Mônica, agradecemos a confiança por ter enviado seus originais, fruto de uma pesquisa densa no campo. Estamos alegres e felizes pelo significado que a obra tem em nosso catálogo”, comentou Morato.

A coordenadora-geral da Unicamp e colega de departamento da autora do livro, a médica Maria Luiza Moretti, afirmou que a autora já demonstrava talento para a escrita. “Mônica teve um papel importante durante a pandemia, liderando um grupo que escreveu um manual sobre tratamento e diagnóstico do paciente com covid. O livro Hipertensão pulmonar é uma consagração do trabalho dela, pneumologista que nos honra muito na universidade.”

Revisão histórica

O livro propõe uma revisão histórica da caracterização de uma doença: o entendimento atual da hipertensão pulmonar e a acumulação de saberes correlatos que remontam ao início do século XX. Aborda desde os primeiros relatos sobre o tema, a epidemia de hipertensão arterial pulmonar associada a anorexígenos ocorrida na década de 1960, até chegar ao estado da arte para diagnóstico, avaliação e tratamento dos pacientes, passando pelos sucessivos protocolos elaborados pela comunidade científica internacional. O impacto da doença na limitação à atividade física e na vida das pessoas afetadas é revisado e abordado de forma ampla, para além dos componentes hemodinâmicos. Por fim, apresenta, também, o trato da prática clínica e terapêutica multidisciplinar, buscando a compreensão da heterogeneidade clínica e funcional dos pacientes.

Mônica Corso Pereira é graduada em Medicina pela FCM da Unicamp, onde se especializou em pneumologia. Foi presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia entre 2011 e 2013. Coorganizou, entre outros livros, Práticas pneumológicas (2022).

Matéria publicada originalmente no site da FCM