Atualidades

Pós-doc do Imecc é considerado um dos destaques jovens da matemática na América Latina

Título foi concedido pela Academia Mexicana de Ciências e foi entregue na Cidade do México no último dia 3 de setembro

O pós-doutorando do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) Leonardo F. Cavenaghi recebeu do comitê do Prêmio José Adem a Mención Destacada IMSA-AMC 2024 e foi nomeado um dos destaques jovens da matemática na América Latina neste ano pela Academia Mexicana de Ciências e pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas. A premiação ocorreu no dia 3 de setembro, no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Cinvestav) del Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.

O Prêmio José Adem, criado em 2024, deve ocorrer a cada dois anos. Em cada edição, uma única pessoa receberá um prêmio de US$ 5 mil – pago pela Fundação Simons –, uma medalha e um certificado de reconhecimento por suas contribuições na área da matemática.

Podem concorrer ao prêmio pesquisadores que atuam no México e que, no momento da nomeação, têm menos de 45 anos, se forem mulheres, e menos de 43 anos, se forem homens.

Leonardo Cavenaghi e o presidente da Academia Mexicana de Ciências José Seade
Leonardo Cavenaghi e o presidente da Academia Mexicana de Ciências, José Seade

São consideradas, para a premiação, as contribuições matemáticas de destaque realizadas no México durante, pelo menos, os últimos cinco anos. Durante a cerimônia de premiação, vários jovens matemáticos da América Latina receberam menções honrosas.

Cavenaghi é bacharel e mestre em Matemática pelo IImecc e doutor em matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Após realizar um pós-doutorado na University of Fribourg (Suíça), Cavenaghi retornou à Unicamp em 2022 como pesquisador pós-doutorando, sob supervisão do professor Lino Grama, inicialmente com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por ter sido contemplado com o Prêmio Capes de Tese 2021, na categoria Matemática, Estatística e Probabilidade pela pesquisa intitulada “Deformações métricas e aplicações”. Posteriormente a pesquisa prosseguiu com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Atualmente, o matemático faz um estágio de pesquisa no exterior, na University of Miami (Estados Unidos), sob supervisão do professor Ludmil Katzarkov. Cavenaghi desenvolve sua pesquisa na área de geometria diferencial, mais especificamente em torno das propriedades geométricas que são preservadas por simetrias (ações de grupos). Recentemente o estudioso tem se interessado pela interface entre geometria diferencial, geometria algébrica e ações de grupos para produzir novos invariantes em geometria birracional.