Um total de 63 equipes, de escolas públicas e particulares, de 13 Estados do país conquistou medalhas na fase final da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade. A prova aconteceu no sábado (31/08) e a cerimônia de premiação, no domingo (01/09), dia em que também houve uma comemoração pelas 40 edições do projeto.

Ao todo, 189 estudantes, além de seus professores, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Desse total, houve 45 medalhas distribuídas por conta da qualidade da redação com que os concorrentes apresentaram as soluções para os problemas matemáticos da prova. Neste ano, a OMU recebeu a inscrição de 2,8 mil equipes, das quais 225 passaram à fase final.

Antes da disputa presencial, as equipes – formadas por três estudantes do ensino fundamental (oitavo e nono anos) ou médio, além de um professor orientador – participaram de duas fases online, nos meses de abril e junho.

Os Estados com maior número de medalhistas são o Ceará, com 16 grupos, São Paulo, com 15, e Minas Gerais, com oito. O Distrito Federal terminou o evento com seis grupos medalhistas, seguido de Pernambuco, com cinco, e do Rio de Janeiro, com três. Com duas equipes premiadas cada um estão o Espírito Santo, Goiás e o Pará. Com um grupo cada, o Mato Grosso do Sul, o Paraná, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A estudante Maria Júlia Cooper conquistou medalha de bronze junto com seus amigos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Antônio de Pádua Cardoso, de Batatais (SP). “Sinceramente, nós achávamos que não íamos conquistar medalha. Estamos muito felizes, é uma sensação de conquista”, disse.

“É muito gratificante, ninguém sabe o quanto a gente estudou e batalhou para conseguir a pontuação necessária e também estar aqui, vindos de  tão longe. É uma sensação incrível ser reconhecido pelo nosso esforço”, afirmou o estudante do Centro Educacional Primeiro Mundo, de Ourilândia do Norte (PA), Eyke Cardoso Torres.

Desde 2022, a fase final é realizada de forma presencial, na Unicamp. Esse formato permitiu que os participantes de Estados e cidades mais distantes conheçam o resultado da competição pessoalmente, em uma cerimônia de premiação emocionante realizada no Teatro de Arena, na Universidade.

Participaram do evento estudantes, professores, familiares e representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e do Imecc. Também marcaram presença os membros da coordenação da OMU e Ledo Vaccaro, educador e professor, conhecido por suas aulas de matemática publicadas em seu canal no YouTube.

Durante o sábado, após a prova, os estudantes também participaram de uma gincana divertida em que tiveram que resolver problemas matemáticos e buscar pistas, em uma espécie de caça ao tesouro, pelo campus da Unicamp em Barão Geraldo (Campinas). À tarde, os professores também participaram do Mini Simpósio da OMU: Relatos de Experiências sobre Olimpíadas Escolares, em que compartilharam suas vivências e puderam conversar sobre esse tema com docentes de diversas regiões.

Segundo Marcelo Firer, professor do Imecc e membro da comissão organizadora da OMU, na fase final da olimpíada deste ano também foi possível comemorar as 40 edições da competição, que passou por importantes mudanças nos últimos anos. Entre elas, a alteração das fases presenciais para online e a participação em equipes.

O formato online, de acordo com Firer, também transformou a OMU em uma olimpíada de alcance nacional.

“Durante a pandemia, tivemos a ideia de fazer uma prova para os estudantes se distraírem. Os próprios professores sugeriram que essa prova fosse disputada em grupos. Passada a pandemia, mantivemos esse formato, em que eles têm, também, uma semana para fazer a prova, possibilitando um tempo para aprenderem e responderem questões sobre o que eles ainda não conhecem.”

Prova individual e vagas olímpicas

Na manhã de domingo, estudantes do ensino médio classificados para a última fase em equipe também puderam fazer uma prova individual. Caso venham a ser medalhistas de ouro, prata ou bronze nessa avaliação, o estudante poderá concorrer no edital de Vagas Olímpicas da Unicamp, que permite ingressar em diversos cursos da graduação sem fazer o Vestibular.

Sobre o formato da prova da OMU

A OMU é organizada em dois níveis: Alfa (para alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental) e Beta (para alunos do ensino médio). Diferente de outras competições de matemática, a OMU é realizada em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. As duas primeiras fases são online, com duração de uma semana cada. Nessa fase os estudantes podem debater e buscar soluções para os problemas apresentados por meio de debate e pesquisa.