Em uma iniciativa pioneira, a Unicamp e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desenvolvem, desde 2012, o Vota Aí!, um acervo digital interativo com aproximadamente 60 mil programas de governo de candidatos a prefeitos de todo o Brasil. A plataforma foi lançada nesta segunda-feira (26).
Esses documentos são uma exigência da Lei 12.034/2009, que obriga candidatos a prefeito, governador e presidente a apresentarem seus programas de governo no ato do registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao reunir esses documentos e disponibilizar ferramentas interativas de busca, o projeto tem como objetivos facilitar o acesso a informações essenciais para a decisão do voto, divulgar amplamente os programas de governo, estimular o engajamento político e aproximar o eleitor das propostas dos candidatos por meio de uma interface intuitiva e acessível.
A pesquisadora da Unicamp Nara Salles, que coordena o projeto ao lado da professora Argelina Figueiredo, da UERJ, explica que “no contexto atual, marcado tantas vezes pela desinformação e por notícias falsas, o projeto torna-se ainda mais importante, pois permite que o eleitor saiba se e como os candidatos abordam determinado tema, além oferecer uma visão longitudinal e comparativa das propostas”.
O cientista de dados do projeto, Matheus Pestana, da UERJ, conta como recursos de inteligência artificial foram usados para construir as ferramentas do site. “Nós temos um conjunto de documentos que é realmente muito volumoso. Então, é humanamente impossível ler tudo isso e extrair categorias que mostram os temas ali contidos. Nós pegamos esses programas e utilizamos a inteligência artificial para criar pequenos blocos, separando frases e conjuntos de frases. Com o nosso método, analisamos não só as palavras, mas o contexto em que essas expressões de cada um desses blocos estava inserido”, afirma.
O Vota Aí! é uma parceria entre o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp e o Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da UERJ. O projeto reforça o compromisso das instituições com a educação política e o fortalecimento da democracia no país.