Atualidades

UPA 2024: confira as orientações para o evento que acontece neste sábado (17)

A Unicamp espera receber visitantes de escolas e instituições de ensino, vindas de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul

A 19ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas, a UPA 2024, acontecerá neste sábado (17), no campus de Barão Geraldo, em Campinas. Faculdades e institutos, centros e núcleos de pesquisa, órgãos e serviços da Universidade prepararam atividades em que os visitantes poderão conhecer um pouco da vida universitária na Unicamp. A programação completa está disponível no site.

A UPA começa às 9h, com a abertura oficial do evento, que neste ano ocorrerá na Praça da Paz. Até às 17h, os visitantes podem participar das atividades e dos eventos organizados pelas unidades de ensino, pelos centros e núcleos de pesquisa e pelos órgãos responsáveis pelos serviços oferecidos no campus.

Haverá ainda uma extensa programação cultural, composta por apresentações de música e teatro e por intervenções artísticas. Essas atrações começam às 9h30 e seguem até às 16h, no Teatro de Arena, na Praça do Ciclo Básico. A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o espaço em frente ao Restaurante Universitário (RU) também serão palco de apresentações em diversos momentos do dia. A programação cultural também está disponível no site da UPA

Com recorde de inscrições, a Unicamp espera receber mais de 56 mil visitantes de escolas e instituições de ensino, vindas de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. O tema escolhido neste ano é “Saber em Movimento”. Com ele, estimulamos os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Universidade como espaço de pluralidade cultural, de livre debate de ideias e com capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável.

As inscrições para as escolas estão encerradas, mas as visitas avulsas, individuais ou em pequenos grupos, são livres e gratuitas. Confira a seguir as orientações relativas ao dia de atividades da UPA 2024 para escolas e visitantes individuais.

Desembarque e embarque de veículos das escolas inscritas

O desembarque dos estudantes inscritos acontecerá na Praça da Paz, com indicações de chegada pela Portaria 2 (via Avenida Romeu Tórtima, próximo à Faculdade de Engenharia de Alimentos) e Portaria 6 (via Avenida Guilherme de Campos, acesso para quem vem pela Rodovia Dom Pedro I). Os ônibus estacionarão em áreas específicas do campus, com indicação por meio de faixas, e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

O embarque para retorno ocorrerá na Avenida Albert Einstein, com faixas indicativas distribuídas próximas aos estacionamentos internos do campus e nos estacionamentos da PUC-Campinas. Serão organizadas 30 plataformas para embarque. A fim de que o processo transcorra de forma organizada, pedimos aos professores que, após reunirem seu grupo de estudantes, dirijam-se à tenda da organização do evento para receberem indicações sobre a plataforma de embarque e, só então, entrem em contato com seus motoristas. Nossos monitores acompanharão os grupos até a plataforma indicada e aguardarão o embarque dos alunos.

Solicitamos a todos os responsáveis pelos grupos escolares durante a visita que instruam seus motoristas a seguirem as orientações dos mapas e as orientações prestadas pelos monitores da UPA.

A UPA começa às 9h, com a abertura oficial do eventona Praça da Paz; até às 17h, acontecem as atividades organizadas pelas unidades

Locais de circulação e estacionamento para veículos individuais

Todas as ruas que dão acesso à Praça do Ciclo Básico estarão interditadas no dia do evento. O espaço ficará voltado exclusivamente para a circulação a pé dos visitantes. De outro lado, os estacionamentos oficiais da UPA poderão ser usados somente por ônibus e vans das escolas e instituições de ensino inscritas no evento.

No caso dos visitantes avulsos ou grupos/famílias, a orientação é que utilizem as vagas nas vias liberadas para tráfego e nos bolsões de estacionamento. Pedimos a todos que tomem cuidado para não interromper o trânsito local. Aconselha-se chegar com antecedência, pois, após as 8h30, o fluxo de veículos costuma intensificar-se.

Alimentação

Haverá três praças de alimentação com diversas opções e a preços acessíveis para atender aos visitantes. Elas serão instaladas na Praça do Ciclo Básico, na Praça da Paz e na Faculdade de Ciências Médicas. Além delas, há lanchonetes nas faculdades e nos institutos do campus. Contamos também com vending machines, oferecendo lanches e bebidas, instaladas em 60 pontos do campus.

Acesso à rede Wi-Fi da Unicamp e aplicativo

Para acessar gratuitamente a rede Wi-Fi em vários pontos do campus, basta conectar-se à rede “UPA”. Os visitantes também podem utilizar o aplicativo Unicamp de Portas Abertas, disponível para download na Play Store, para usuários Android, e na App Store, para usuários iOS. Com ele, é possível consultar a programação, traçar rotas para se deslocar no campus e acessar o site da UPA, o site da Unicamp e contatos de emergência.

Espaço de apoio para professores visitantes

Professores das escolas inscritas no evento podem contar com nossa Sala dos Professores, espaço preparado para descanso e outros serviços. Ela ficará instalada nas salas do primeiro piso do Ciclo Básico II (PB), na Rua Sérgio Buarque de Holanda, em frente ao Restaurante Universitário.

Telefones úteis

Central de informações: (19) 3521-2121 (telefone e WhatsApp)

Vigilância Unicamp: (19) 3521-6000