Pesquisa

Mestranda participa de viagem de campo organizada pela Society of Economic Geologists

A pós-graduanda do IG Tatiana Moreira Cezar foi a única brasileira a ser selecionada de um total de 60 inscritos; participaram da expedição 17 estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diferentes países

Tatiana Moreira Cezar, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geociências, participou em junho de uma viagem de campo organizada pela Society of Economic Geologists (SEG, na sigla em inglês).  Em 2024, houve quase 60 inscrições para a seleção da viagem, tendo sido selecionados apenas 17 alunos de graduação, mestrado e doutorado de diferentes países e continentes. A pós-graduanda do IG foi a única aluna brasileira a participar.

Conforme conta Cezar, “anualmente, a SEG organiza uma viagem de campo pelo programa Ronald E. Seavoy Student Field Trip Program, em que um tema acerca da geologia econômica é determinado”. O campo é realizado em alguma parte do mundo que tenha relevância na área. Em 2024, o campo ocorreu em Minas Gerais.

O tema foi “A metalogênese dos depósitos de ouro, ferro e chumbo-zinco do Quadrilátero Ferrífero (Cráton São Francisco) e da Faixa Brasília (distritos de Paracatu e Vazante), Brasil”, organizado em parceria com a Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). O objetivo do campo foi compreender como ocorrem os grandes depósitos de ouro, ferro, zinco e chumbo da região, além de vivenciar o dia a dia da mineração nacional e estreitar laços entre a SEG, seus estudantes e a indústria mineral.

A atividade foi liderada pela docente Lydia Lobato, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); por Gustavo Melo, do ex-aluno do IG e professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); por Roberto Peres Xavier, diretor executivo da ADIMB e docente aposentado do IG; e por Francisco Azevedo, diretor da Turmalina Metals. “Entre os dias 1 e 10 de junho, visitamos pontos importantes para o entendimento da geologia do Quadrilátero Ferrífero e da Faixa Brasília Meridional. Também realizamos visitas técnicas em empresas de mineração de relevância nacional e mundial, como a Jaguar Mining, Anglo Gold Ashanti, Kinross e Nexa Resources”, informa Tatiana.

A estudante conta que a esta foi uma experiência valiosa tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. “A possibilidade de conhecer e fazer contato com novos estudantes e profissionais e trocar experiências foi enriquecedora. É uma oportunidade que abre muitas portas, como, por exemplo, visitar empresas a que normalmente não temos acesso durante nossa formação na Universidade. Com toda certeza, voltei desta viagem com muito mais ânimo para pesquisar e com muito mais curiosidade para me aventurar na geologia econômica”, afirma.

Cézar ingressou na Unicamp por meio do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), em 2013. Em 2015, iniciou a graduação em Geologia, no IG. Desde 2021, a estudante vem atuando na área de Geologia Econômica. Em 2023, iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geociências, seguindo na área de Exploração Mineral e Prospecção, sob orientação da docente Maria José Mesquita. Cézar integra o Unicamp SEG Student Chapter e a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências – ABMGeo, núcleo Campinas.