Conteúdo principal Menu principal Rodapé
terça 02 dez
18:30
    Faculdade de Educação sedia lançamento de dois livros; publicações são resultados de pesquisas realizadas na unidade
    Faculdade de Educação sedia lançamento de dois livros

    A Faculdade de Educação (FE) sedia, no dia 2 de dezembro, a partir das 18h30, em seu Salão Nobre, o lançamento dos livros “De Portas Abertas à Vida e à Diferença”, de autoria de Gláucia de Melo Ferreira, doutora pela Faculdade de Educação (FE), e “O Texto Livre como Instrumento Pedagógico na Alfabetização de Crianças”, de autoria de Ana Flávia Buscariolo, também doutora pela FE. As publicações são resultados de pesquisas realizadas na FE.

    “De Portas Abertas à Vida e à Diferença” aborda o desafio da inclusão escolar, argumentando que a diferença sempre esteve presente na escola. A obra mostra como os princípios freinetianos – entre eles, a cooperação e o tateio experimental – tornam-se aliados para reinventar a escola, indo além da simples adaptação. 

    “O Texto Livre como Instrumento Pedagógico na Alfabetização de Crianças” se concentra no Texto Livre, instrumento da Pedagogia Freinet, como ferramenta essencial para encorajar a produção textual infantil desde o início do processo de apropriação da escrita. A autora compartilha experiências concretas de sala de aula, analisando como as histórias de vida e a ambiência cultural das crianças influenciam seu percurso na alfabetização. 

    Os livros reforçam a força da Pedagogia Freinet no cenário atual, propondo uma “ruptura de base” com o modelo de escola tradicional e excludente, conforme destacado pelo professor Guilherme do Val Toledo Prado (FE), no prefácio da obra de Gláucia Ferreira.

    O evento tem como público-alvo estudantes de educação, sociologia e de cursos da área de humanas.

    Para outras informações, escreva para o e-mail zampierilupercio@gmail.com.
    (Hélio Costa Júnior)

    SIGA A AGENDA DE EVENTOS UNICAMP
    >> Instagram
    >> X
    >> Clique aqui e receba, gratuitamente, os eventos em seu e-mail.

    Ir para o topo