Cientista residente do Programa “Cesar Lattes” abre programação na Unicamp com a palestra “Geologia Planetária: Saturno e Suas Luas”
A cientista brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, nova cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), abrirá sua programação na Unicamp com a palestra “Geologia Planetária: Saturno e Suas Luas”, no dia 10 de maio de 2024, às 14h, no Centro de Convenções da Unicamp.
O evento, que contará com transmissão pelo YouTube, é aberto a todos e destinado não apenas a especialistas e pesquisadores da área, mas também para um público mais amplo interessado em ciência, astronomia e exploração espacial. Inscreva-se aqui.
Vice-diretora da Diretoria de Ciências Planetárias de um dos principais centros de pesquisas da agência espacial estadunidense, Lopes vai abordar temas relacionados às suas pesquisas em geologia planetária, vulcanologia e astrobiologia. Na missão Cassini-Huygens, que explorou Saturno, seu principal trabalho foi no estudo da geologia da lua Titã.
A missão Cassini-Huygens orbitou Saturno de 2004 a 2017, fazendo novas descobertas sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas de Saturno. A Cassini carregava uma sonda, Huygens, que pousou na maior lua de Saturno, Titã, revelando sua superfície pela primeira vez. Nos últimos meses da missão, a Cassini orbitou mais perto de Saturno e, finalmente, mergulhou no planeta em setembro de 2017, encerrando a missão. A palestra analisará as muitas descobertas feitas pela missão e sua equipe internacional de cientistas, desde o vulcanismo de gelo na lua Encélado até a paisagem terrestre da lua coberta de névoa Titã.
(Texto publicado originalmente no site do IdEA)
Edição de imagens: Paulo Cavalheri