(In)exata
José Mario Martínez
José Mario Martínez é professor emérito da Unicamp e docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), com foco na área de Otimização. Atualmente é presidente do Conselho Científico Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) e coordenador de Engenharia Matemática do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos associados a Barragens (Criab).
Anton e os algoritmos
"Ficamos loucos pelos reconhecimentos faciais, pelas senhas e mais senhas que precisam ser confirmadas através de mensagens enviadas para dispositivos que devem ser recuperados através de outras senhas e reconhecimentos."
Uma equação persistente
"A equação monetária é frequentemente desprezada pelos progressistas, o que é um erro, porque a coitada não é nem boa nem ruim e, do ponto de vista de política econômica, não aconselha nem proíbe nada."
Maximizar a utilidade
" Tudo indica que, se a humanidade não optar rapidamente por um caminho de crescente cooperação, a cooperação acontecerá de fato para mitigar desastres."
Empregos futuros
"Em princípio, o progresso tecnológico, ao eliminar a necessidade de trabalho humano para satisfazer as necessidades básicas, liberaria tempo para o descanso e permitiria que as pessoas se aposentassem mais jovens"
Zagueiros e pesquisadores
José Mario Martínez: "Fazemos nossas pesquisas e as terminamos com um bom chutão para frente. O último instante desse chute é enviar o paper para publicar. O que acontece depois?"
Algoritmos e Fundamentos
José Mario Martínez: "Será que nossa progressiva deficiência algorítmica ao longo da vida representou uma vantagem evolutiva?"
A liberdade de expressão e a definição dos números reais
José Mario Martínez: "Se se admite que há mentiras cujo enunciado deve ser proibido e punido e que há mentiras irrelevantes, é necessário definir qual é o nível de perigo de uma mentira para que esta seja tolerada ou não."
Os métodos científicos
José Mario Martínez: "... frequentemente, discursos científicos envolvem contradições que os operadores da ciência modulam cuidadosamente, ao ponto de se tornarem inofensivas."
Se e somente se
José Mário Martinez: "As frases escritas na linguagem cotidiana precisam ser massageadas, repetidas de maneiras diferentes. As possíveis confusões devem ser previstas, até nos textos científicos e até nos matemáticos"
'Esnubificação'
José Mario Martinez: "O cubo esnubificado é um belo objeto. O autor deste texto conserva um exemplar de cartolina no seu gabinete, no qual tem encontrado farta motivação para concentração e deleite ao longo dos anos."