Agenda

O Fórum “Desafios Ético-Científicos da Inteligência Artificial na Pesquisa: alternativas para um futuro menos algorítmico” acontece, no dia 27 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Unicamp.
O evento faz parte do Observatório Caleidoscópio de Iniquidades e Desigualdades de Gênero nas Ciências, vinculado ao INCT_Caleidoscópio, que busca analisar e propor soluções para as desigualdades interseccionais presentes nas ciências, artes e áreas tecnológicas.
O evento explorará a aceitação acrítica das soluções algorítmicas, a necessidade de maior autonomia frente às big techs e a formação de novas gerações para atuar criticamente nesse campo. Em particular, será debatida a inclusão de meninas e mulheres nas áreas tecnológicas, abordando estratégias para fomentar maior diversificação de perspectivas e resistência aos modelos hegemônicos de produção de conhecimento mediados pela IA.
As organizadoras do encontro são as seguintes: Karla Adriana Martins Bessa (INCT-Caleidoscópio) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu); Maria Margaret Lopes (Pagu); Lia Gomes Pinto de Sousa, do Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências (CNPq/MCTI) e Mirlene Fátima Simões Wexell Severo, Pós-Doc INCT-Caleidoscópio/Pagu/Unicamp.
O fórum tem como público-alvo docentes, discentes e profissionais interessados no tema.
As inscrições para participação podem ser feitas no endereço eletrônico https://extecult.proec.unicamp.br/evento/69/inscrito/novo
Para outras informações, acesse o site.
(Hélio Costa Júnior)
Imagem: Site dos Fóruns Permanentes
