Agenda

A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), realiza, nos dias 3 e 4 de outubro, ações voltadas a estudantes negros a fim de aproximá-los de conhecimentos de arte e de cultura negras.
O evento “Descolonizando o Conhecimento: Museu e a Universidade Pública” é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e com o Programa Mab Ocupa, desenvolvido pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.
A primeira atividade do evento, a palestra “Museu Afro Brasil Como Museu de Relação: Construindo Contrapontos para Reimaginar o Mundo a partir do Atlântico Sul”, será proferida por Siméia Araújo e Francisco Phelippe, dia 3 de outubro, a partir das 10h, na Sala CB-01 do Ciclo Básico.
No mesmo dia, no período da tarde, ocorrem as seguintes atividades:
1 – Design textil com o Ateliê TRANSmoras;
2 – Roda de capoeira Angola com Mestre Topete;
3 – Fabulação da memória negra a partir de arquivos;
4 – Leituras sobre cartografias anticoloniais a partir dos tecidos kente
5 – Oficina de escrita criativa.
No dia 4 de outubro, às 13h, está programada uma visita mediada ao Museu Afro, em São Paulo. Três ônibus estarão disponíveis para locomoção até o local.
Interessados em participar podem se inscrever pelo formulário eletrônico.
Para outras informações ligue para (19) 3521-4753.
(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Luis Paulo Silva
SIGA A AGENDA DE EVENTOS UNICAMP
>> Instagram
>> X
>> Clique aqui e receba, gratuitamente, os eventos em seu e-mail.