
No dia 5 de julho, às 14h, no Teatro de Arena da Unicamp, localizado na Rua Elis Regina s/nº, na Praça do Ciclo Básico (CB), acontece o show gratuito do Projeto “Memórias de Carvalho”, com as irmãs Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho, guardiãs da cultura maranhense há mais de 30 anos.
O espetáculo convida o público a fazer uma imersão nas histórias e nos saberes tradicionais que moldaram a infância das artistas em Cururupu (MA).
Após o show, às 15h, haverá uma roda de conversa com as irmãs e com Dayane Ribeiro. A mediação do encontro ficará a cargo de Aline Fernandes.
O espetáculo conta com acessibilidade e recursos de Libras e audiodescrição.
Ana Maria Carvalho é cantora, arte-educadora, figurinista e brincante da cultura popular brasileira. Premiada como Mestre de Cultura Popular em 2017 pelo Ministério da Cultura, Carvalho acalenta de sua origem maranhense ritmos tradicionais como o bumba meu boi, cacuriá, ladainhas do Divino Espírito Santo, cirandas, acalantos e cantigas de roda. Movida pela arte, percorreu o Brasil com os grupos Cupuaçu e Teatro Ventoforte, atuando em espetáculos e ministrando oficinas em diversos espaços culturais. Em seus 40 anos de carreira musical, tem no disco “Por Mim e Pelo Meu Povo” um grande símbolo de seu trabalho, reunindo ritmos que apresentam simultaneamente a singularidade e a pluralidade da cultura popular brasileira.
Bel Carvalho é maranhense de Cururupu, vive em São Paulo desde 1987 e atua como educadora social em escolas, institutos e organizações não-governamentais (ONG’s). Tem especialização no desenvolvimento artístico e motor de pessoas com deficiência intelectual e na difusão da cultura, do artesanato, da música e da dança popular. É mestra do Grupo Cupuaçu – Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras, importante polo irradiador da cultura popular. É autora do livro “Do Auto do Nosso Boi”, lançado em 2022, e do álbum “Memórias de Carvalho”, ao lado de sua irmã Ana Maria, lançado em 2023. Em 2024, lançou seu primeiro álbum solo “Fogueira Doce”, com as toadas do livro. É finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria Mestra da Cultura Popular.
Para outras informações, escreva para o e-mail.
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Alecio Cezar
Edição de imagem: Alex Matos