Conteúdo principal Menu principal Rodapé
quinta 10 jul
08:00
    Lab-Geopi abre inscrições para seminário “Pesquisa da Pesquisa da Inovação” e evento comemorativo de 30 anos do Laboratório
    Lab-Geopi abre inscrições para seminário “Pesquisa da Pesquisa da Inovação” e evento comemorativo de 30 anos do Laboratório

    O Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-Geopi) está com inscrições abertas para o seminário “Pesquisa da Pesquisa e da Inovação” e para o evento comemorativo dos 30 anos de existência do Laboratório.

    As atividades ocorrerão nos dias 10 e 11 de julho, respectivamente, e contarão com a participação de convidados brasileiros e internacionais.

    Os debates abordarão temas relevantes como metaciência, mobilidade acadêmica, redes de colaboração e o impacto da inteligência artificial na pesquisa científica. 

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://doity.com.br/fapesp-seminar-geopi-30anos.

    A programação terá início em 10 de julho, na sede da Fapesp, com o seminário “Pesquisa da Pesquisa e da Inovação”, que apresentará os resultados de dois anos de um projeto financiado pela fundação, conduzido pelo Lab-Geopi. Nesse período, os pesquisadores desenvolveram estudos na fronteira do conhecimento sobre indicadores e métodos para analisar tendências e dinâmicas da produção científica e tecnológica, bem como suas conexões com a inovação e os impactos sociais do uso do conhecimento. O evento acontecerá na sede da Fapesp, em São Paulo, das 8h30 às 13h. 

    De acordo com o coordenador geral do projeto, Sergio Salles-Filho, o seminário Pesquisa da Pesquisa e da Inovação trará resultados de diversos estudos que tratam dos impactos econômicos e sociais das pesquisas apoiadas pela Fapesp, mobilidade e trajetória de pesquisadores, vieses e métodos de seleções de propostas em agências de fomento e tipologias de instituições de ensino superior no Brasil. “É um amplo conjunto de dados e análises que contribui para que se conheça mais e melhor formas e os efeitos do apoio à pesquisa e à inovação no país”, destaca Salles.

    No dia 11 de julho, no Instituto de Geociências (IG), será promovido o evento comemorativo em alusão aos 30 anos de existência do Laboratório. Fundado em 1995, o Lab-Geopi conta com colaboradores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), todos da Unicamp, além de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior. 

    Ao longo de suas três décadas de atuação, o Laboratório tem contribuído de forma significativa para o sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação, por meio de pesquisas inovadoras, formulação e implementação de estratégias em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), avaliação de políticas, análise de resultados e impactos, estudos de futuro, prospecção tecnológica e elaboração de políticas estratégicas em CT&I e no Ensino Superior. “O evento representa um marco na história do grupo. O Geopi tem contribuído de diferentes formas, do avanço do conhecimento científico nas áreas em que atuamos à parte prática”, afirma Adriana Bin, uma das coordenadoras do Laboratório. 

    De forma complementar, a atuação do Geopi junto às principais instituições científicas do país, como a Fapesp, a Embrapa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), dentre outras, permitiu uma contribuição direta no aprimoramento de processos, reconhecimento de resultados, impactos e o olhar para o futuro dessas instituições. “Isso tem um valor muito grande, que vai além da produção científica. Trata-se de conseguir aplicar esse conhecimento em prol dessas instituições que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, completa Bin. 

    O evento do dia 11 de julho, ocorre, das 8h30 às 17h. O reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner participa da abertura oficial. A programação inclui palestras sobre temas como política de ciência, tecnologia e inovação; colaborações e mobilidade científica; o uso da inteligência artificial na pesquisa, com ênfase em seus limites metodológicos e desafios éticos; além do papel dos sistemas de avaliação como base para a formulação de políticas científicas e de inovação.

    Leia também:
    Ex-assessor da Casa Branca na área de C&T e presidente da Academia Brasileira de Ciências discutem futuro da política científica e tecnológica em evento na Unicamp

    Confira a programação completa dos dois dias de evento pelos links a seguir:

    Dia 1 – Seminário da Pesquisa da Pesquisa e da Inovação na Fapesp
    Dia 2 – Geopi 30 anos (IG/Unicamp/Campinas)

    Para outros detalhes, escreva para o e-mail elianeef@unicamp.br
    (Da redação com informações do IG)

    Ir para o topo