[EA]² lança três e-books sobre formação docente e inovação na educação superior
![[EA]² lança três e-books sobre formação docente e inovação na educação superior](https://jornal.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/32/2025/06/Banner-ebook-EA2.jpg)
O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [EA]² lança, no dia 24 de junho, a partir das 10h, na modalidade online, três e-books voltados à formação e o desenvolvimento da docência na educação superior.
As obras, disponibilizadas gratuitamente online desde abril de 2025, reúnem reflexões, pesquisas e relatos de experiências desenvolvidas no âmbito do Programa PED+ e das atividades da Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES).
Interessados em participar remotamente podem se inscrever no endereço eletrônico https://forms.gle/NERSwqzp7ptwz3r5A. O link para acesso será enviado posteriormente aos inscritos.
Com o título “Lançamento de E-books sobre Formação Docente para a Educação Superior, Competências e Tecnologias Digitais”, o evento busca não apenas registrar e divulgar as publicações, mas também apresentar à comunidade universitária os principais temas discutidos em cada capítulo, com participação das autoras e dos autores.
Cada convidado(a) fará uma breve apresentação de cerca de cinco minutos, seguida de um espaço aberto para perguntas e comentários do público.
Os e-books são:
1 – Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+
Reúne debates sobre estágio docente, inclusão pedagógica, crenças e motivações docentes, uso de vídeos didáticos, saúde mental e experiências transformadoras vividas no contexto universitário. O volume é fruto das contribuições de docentes envolvidos no Programa PED+.
2 – Formação Docente para Educação Superior: Desafios e Potencialidades em Novos Contextos Universitários
Resultado da primeira Jornada Internacional da RedAES, o livro apresenta reflexões sobre práticas docentes, assessoria pedagógica, formação continuada, transformações socioculturais e um histórico do próprio [EA]².
3 – Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior
Aborda o uso ético e crítico da IA, competências digitais docentes e inovações tecnológicas na educação, incluindo temas como videojogos e ludicidade na aprendizagem.
As publicações visam contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, democráticas e socialmente referenciadas na educação superior. O material está disponível em acesso aberto no repositório digital do [EA]².
(Da Redação com informações do [EA]² )