LIS exibe filmes e realiza rodas de conversa; atividades integram as comemorações dos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

O Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp exibe, no dia 24 de abril, às 19h, vários filmes animados de 35mm. Após as exibições, haverá um bate-papo com Wilson Lazaretti, docente do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA), Maurício Squarisi, co-fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, e Filipe Miranda, formado em artes plásticas pelo IA.
No mesmo dia, às 20h, acontece a roda de conversa intitulada “Os próximos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e da animação brasileira”, com a participação de Camila Kater, educadora paulistana, Samuel Mariani, mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), e Heloisa Alvim, que em sua trajetória como ceramista realizou mais de 200 exposições.
No dia 25, às 19h, o LIS exibirá vários filmes de 16mm e depois realizará um bate-papo com Lazaretti, Squarisi e Lucas Vega, cineasta e professor licenciado em ciências sociais pela Unicamp. A mediação caberá a Roberta Santana, artista visual e ilustradora infantil.
Às 20h, Miranda, Flávia Godoy, animadora brasileira com experiência em projetos de cinema de animação de curta e longa-metragem, e João Pedro Felipe Silva, desenhista, animador, artista visual licenciado e mestrando em multimeios pelo IA, participam da roda de conversa intitulada “Os frutos do Núcleo e seus trabalhos”. A mediação ficará a cargo de Vega.
As atividades, gratuitas, integram as comemorações dos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e são abertas ao público em geral.
O LIS fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP). O acesso à unidade deve ser feito pelo jardim do Centro de Convenções da Universidade.
Para outros detalhes, acesse o site https://ncacampinas.org.br/
Texto e edição de imagens: Hélio Costa Júnior