25ª Caminhada Hercule Florence explora pontos turísticos e históricos da Vila Industrial
Explorar pontos turísticos e históricos localizados no bairro da Vila Industrial, em Campinas. Este é o objetivo principal da 25ª edição da Caminhada “Hércule Florence”.
A atividade será realizada, no próximo domingo, 23 de março, a partir das 8 horas, com ponto de partida na Estação Cultura de Campinas.
O roteiro inclui visita às oficinas das antigas companhias ferroviárias Mogiana e Paulista, aos desativados curtumes, à hospedaria dos imigrantes, à Vila dos Ferroviários, à Paróquia São José e ao túnel que liga a Vila Industrial ao centro da cidade.
A caminhada está sob a organização de Geraldo Camargo, servidor do Espaço Cultural Casa do Lago, e será conduzida pelo historiador Américo Villela, graduado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e mestre em História da Educação pela Faculdade de Educação (FE).
“Nos tornamos turistas em nossa própria cidade, em nosso bairro. Com a caminhada é possível observarmos o que está diferente. Andar pelas ruas é um dos exercícios mais prazerosos que existem. Só assim conseguimos notar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo”, disse Camargo.
Interessados em participar da caminhada devem se inscrever no endereço eletrônico https://forms.gle/C29HBTtDPcn1cjtY9
Hercule Florence (1804-1879) foi um inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia no Brasil. Nasceu em Nice (França) e morreu em Campinas (SP). Em 1863 abriu o Colégio Florence, uma escola que funcionou próximo ao local onde hoje está o Mercadão.
Para outras informações, envie uma mensagem para o e-mail geraldoj@unicamp.br ou ligue para (19) 9-8421-9608.
(Hélio Costa Júnior)
Imagem: Cartaz de divulgação
Edição de imagens: Paulo Cavalheri