Entre humanos e bots: pesquisadora da Ufam debate na Unicamp e PUC-Campinas papel da IA na produção de notícias

Qual o impacto da inteligência artificial (IA) na produção de notícias? Como essa tecnologia pode ajudar em tarefas repetitivas e contribuir para agilizar a produção do conhecimento? Esses e outros temas serão objeto de uma palestra de Cristiane Barbosa, jornalista e pesquisadora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a ocorrer no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, no dia 19 de março, a partir das 9h.
A palestra, intitulada “Entre humanos e bots: o papel da IA na produção de notícias”, integra a pesquisa de pós-doutorado que a pesquisadora desenvolve no Labjor, sob a supervisão da jornalista e professora Graça Caldas.
Na pesquisa, além de traçar um panorama atual sobre o uso da IA no jornalismo internacional e nacional, Barbosa trata, também, da percepção do uso da IA na Amazônia.
A pesquisadora da Ufam fará ainda, duas palestras para alunos de graduação do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), quando falará sobre: os desafios, a ética e as oportunidades do jornalismo na era da IA. As duas serão realizadas nos dias 18 de março (terça-feira), às 19h20, na sala 800 do curso de jornalismo da PUC-Campinas e no dia 21 de março (sexta-feira), às 10h, no mesmo local.
Para a pesquisadora, a inteligência artificial já faz parte do dia a dia do jornalismo, transformando desde a produção até a distribuição de notícias. Barbosa disse que compreender os impactos da tecnologia mostra-se algo essencial não apenas para os jornalistas e pesquisadores da área, mas para toda a sociedade, que consome a e confia na informação.
“Nessas palestras, busco discutir como a IA pode ser uma aliada no trabalho jornalístico, os desafios éticos que a tecnologia impõe e de que forma podemos utilizá-la de maneira responsável e crítica”, observou. As três palestras são abertas ao público interessado.
Mini CV de Cristiane Barbosa
Cristiane Barbosa formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é PhD em ciências da informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), com reconhecimento em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grnde do Sul (UFRGS). Atualmente faz um pós-doutorado em divulgação científica e cultural no Labjor-IEL-Unicamp, sob a supervisão da professora Graça Caldas. Dedica-se a pesquisas sobre jornalismo e inteligência artificial. Professora titular do mestrado no Progrma de Pó-graduação em informação e comunicação (PPGIC) e do curso de jornalismo da Ufam. Possui uma vasta experiência em divulgação científica, jornalismo científico, redes sociais digitais e análise do discurso. Além da carreira acadêmica, também tem atuação ampla na imprensa, no setor público e privado, na área de comunicação corporativa e jornalismo científico. A professora é vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atuou como coordenadora do projeto de extensão Portal da Ciência da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam. Suas áreas de interesse incluem jornalismo científico, internet, Amazônia, inteligência artificial e novas tecnologias.
Informações adicionais:
Graça Caldas: Labjor/Unicamp – 19-996011389
Cristiane Barbosa: Ufam e Labjor/Unicamp – 92-98197-1220
Foto: Divulgação
(Da Redação)