Conteúdo principal Menu principal Rodapé

ADunicamp realiza lançamento do documentário “Ágide Azzoni: Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas”

ADunicamp sedia lançamento do documentário “Ágide Azzo

A Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) realiza, no dia 9 de dezembro, às 19h30, em seu auditório, o lançamento do documentário “Ágide Azzoni: Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas”.

O evento é aberto ao público e contará com apresentação da Banda Sinfônica da Unicamp, que gravou quatro composições do maestro para o documentário.

Idealizado por Lúcia Bachiega, produtora cultural e bisneta do maestro, o filme destaca a vida e a carreira musical de Assoni e sua contribuição como criador de bandas musicais responsáveis por enriquecer o cenário cultural da cidade e da região no início do século XX.

Com direção de Marcos Rogatto, o curta-metragem reúne depoimentos de familiares e de profissionais da música como o maestro Vilmar Sartori, a musicista Cláudia Felipe da Silva, da banda Lira de Serra Negra, e Fernando Helh, regente e coordenador da Banda Sinfônica da Unicamp.

A produção foi contemplada no Edital de Fomento nº 02/2023 – e realizada com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do governo federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

Azzoni nasceu em 18 de agosto de 1855, em Gonzaga, na província de Mântova (Itália). Chegou ao Brasil em 1891, acompanhando seus pais e irmão, e estabeleceu-se no distrito de Sousas, em Campinas. Trabalhou como barbeiro e se dedicou ao ensino de música, tornando-se professor de diversos instrumentos. No início do século XX, fundou várias bandas musicais, como a Banda Santa Cecília, em 1916, com seus alunos, e a Banda Carlos Gomes, em 1929.

O Auditório da ADunicamp fica na Avenida Érico Veríssimo, 1479, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).
(Hélio Costa Júnior)
Imagem: Divulgação

Ir para o topo