“Unicamp Afro” prepara várias atividades para o mês de novembro

Iniciativa da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) e da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (Cader), o evento “Unicamp Afro” continua neste final de outubro e no mês de novembro, oferecendo palestras, oficinas, debates, performances artísticas, feiras e workshops de culinária.
O evento iniciou-se no último dia 29 de agosto, com a cerimônia intitulada “Corporalidades negras” e realizada pelo Coletivo Ubuntu, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
As atividades da edição de 2024 ocorrem nos campi de Campinas e de Limeira.
Uma delas, a mesa-redonda com o título “Conhecimento científico e pesquisa a partir das questões de gênero, sexualidade e africanidades”, acontece, no dia 31 de outubro, às 19h, no Auditório Maurício Tragtenberg (Anexo 3) da Faculdade de Educação (FE).
A mesa contará com a participação dos professores Abrahão de Oliveira Santos, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de Débora de Souza Santos, da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp. A mediação do debate caberá aos professores da FE Ronaldo Alexandrino, Ângela Fátima Soligo, Elisabete Figueroa dos Santos e Thalita Catarina Decome Poker.
Essa mesa redonda pretende promover uma espécie de aula aberta em meio ao seminário intitulado “Gênero, raça, sexualidades e interseccionalidades: de que sujeitos (não) fala a educação?”. E isso, a partir de uma discussão abordando as possibilidades de produção de conhecimento e práticas de pesquisa que considerem as questões de gênero, sexualidade e africanidades em uma perspectiva interseccional.
O encontro, aberto ao público em geral, será transmitido pelo Canal da FE no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nbsSvtGy8ds
O “Unicamp Afro” conta com o apoio de diversos órgãos, unidades e coletivos da Universidade, além do suporte de entidades da sociedade civil. Entre os apoiadores estão o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, a Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp), o Núcleo de Consciência Negra (NCN), o Movimento Negro Unificado (MNU) de Campinas, a Fazenda Roseira e a Casa de Cultura Tainã.
Confira a programação completa (em formato PDF) no link https://direitoshumanos.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/36/2024/10/Programacao-Unicamp-Afro-5.pdf
(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagens: Paulo Cavalheri