IG recebe a exposição “Os segredos dos meteoritos: um mundo microscópico revelado”

IG recebe a exposição "Os Segredos dos Meteoritos: um mundo microscópico revelado"

O Instituto de Geociências (IG) recebe, de 21 de outubro a 29 de novembro, a exposição “Os Segredos dos Meteoritos: um mundo microscópico revelado”, sob curadoria de Gaston Eduardo Enrich Rojas, docente do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP).

A exposição, que chega ao IG sob coordenação do docente aposentado Alvaro Penteado Crósta, busca difundir conhecimentos sobre meteoritos por meio de informações e imagens de vários tipos de meteoritos.

Ela é formada por um conjunto de 21 painéis fotográficos que permitem ao público entender como ocorreu a formação do sistema solar e o que representam essas rochas espaciais que chegam até a Terra.

A exposição foi organizada de modo a mostrar como os cientistas fazem suas pesquisas a partir dos meteoritos.

Essas rochas tão especiais e raras contribuem de forma fundamental para o entendimento de como os planetas e todos os demais corpos do sistema solar se formaram. Para entender sua origem e sua composição, cientistas lançam mão de técnicas analíticas avançadas. Pequenas amostras são colocadas em lâminas de vidro após serem polidas até uma espessura mínima de 30 micrômetros (milésimo de milímetro) e então são examinadas usando microscópios e outros instrumentos analíticos, revelando sua história e os processos pelos quais a rocha passou no contexto espacial.

A exposição é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e do banco Santander. O Museu de Geociências da USP, a Universidade Mackenzie a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) apoiaram a exposição com a cessão de amostras de meteoritos.

Exposição: Os Segredos dos Meteoritos: um mundo microscópico revelado
Data: 21 de outubro a 29 de novembro, das 9 às 17h
Local: Saguão do IG – Rua Carlos Gomes, 250, campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).
(Da Redação)
Foto: Marcos Santos/USP Imagens