Laboratório da Imagem e Som da Unicamp recebe Mostras de Animação Beija-Flor

Realização da Diálogos Produções Culturais, o projeto Beija-Flor vai realizar duas mostras abertas, gratuitas, de filmes autorais, nos dias 03 e 10 de outubro, sempre às 19h30, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, que foi a sede das reuniões e encontros da equipe de roteiristas e também é o espaço onde Wilson Lazaretti (IA) ministra disciplinas de animação na Universidade.
Com curadoria de Mauricio Squarisi, a mostra do dia 03 de outubro inclui os curtas “Quem Sabe” (2001) e “Um Novo Começo” (1997), de Wilson Lazaretti. O primeiro é um clipe lírico da canção de Carlos Gomes; famosa modinha composta pelo grande maestro e compositor campineiro em 1859. O segundo trata da reciclagem de papel a partir dos personagens de São Jorge e seu inseparável amigo dragão.
Completando a sessão do dia 03, estão “1500” (2000) e “Quarks & Léptons” (2019), de Maurício Squarisi, além de ‘Wirandé’ (1992), uma produção coletiva realizada em oficina do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas com jovens estudantes. 1500 é uma adaptação livre da carta de Pero Vaz de Caminha. Já Quarks & Léptons foi desenvolvido como parte do AnimaFísica, um projeto de divulgação científica ligado ao Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ (IFGW), para tratar de temas científicos de forma acessível ao público não especializado.
A sessão do dia 10 de outubro, também às 19h30 e com entrada franca, tem curadoria de Wilson Lazaretti, que elegeu produções do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas com temáticas relacionadas à saúde. Estão na lista ‘Nascidos para Amar’ e ‘Prontos para Amar’, sobre HIV/AIDS, ‘Quando tudo isso passou’ e ‘Tempo prá Ciência”, produzidos dentro da iniciativa ‘Unicamp Contra a Covid’ e uma série de curtas da série ‘Tão Longe, Tão Perto’, produzidos durante a pandemia em parceria com o SESC Campinas, integrando projeto voltado à terceira idade.
O Auditório do Laboratório de Imagem e Som (LIS) fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP). O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções, prédio do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU).
Para outras informações, acesse o link https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.
(Da Redação com informações de Andréa Alves – A2N Comunicação)