Grupo Formigueiro apresenta o espetáculo “Os Mamutes” em Salvador-BA

O Grupo Formigueiro de Teatro apresenta, no dia 20 de setembro, às 16h30, no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador (BA), o espetáculo “Os Mamutes”. A apresentação é parte da programação do 6º Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (Festac).
O Grupo surgiu em 2020 a partir da disciplina “Linguagens da Ação Cênica” do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA), ministrada pelo professor Matteo Bonfitto. Desde então, o grupo pesquisa uma linguagem híbrida que combina teatro de rua, circo, cultura popular, máscaras e músicas a partir de uma abordagem contemporânea, política e cômica.
O trabalho final da matéria resultou na produção da peça “A breve história da vida e morte de Tiê Santoslavski de Oliveira da Silvassauro”, inspirada na dramaturgia de Luiz Alberto de Abreu, apresentada na praça da comunidade Padre Antônio Manoel da Nóbrega, na Unicamp e no Teatro do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, o Lume.
Após dois anos de existência, o grupo recebe a orientação da professora Maria Alice Possani, docente do Departamento de Artes Cênicas do IAda Unicamp), e resiste, até o momento atual, com novos integrantes e repertórios com o intuito de produzir um teatro democrático.
O grupo ampliou suas obras com o espetáculo ”Os Mamutes”, já apresentado no VIII Encontro de Teatro Universitário (ETU) no ano de 2024, reiterando a importância de tecer e tramar o trabalho coletivo artístico no meio estudantil, a partir de um processo colaborativo, metodologia de criação com hierarquias fluidas e da participação ativa de todos os envolvidos no fazer artístico.
Para outras informações, acesse o site https://www.instagram.com/festacbahia/ ou escreva para os e-mails falecomfestac@gmail.com / d225906@dac.unicamp.br (Diego Pagoto).
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Divulgação