Agenda

O Fórum Permanente ‘Doping liberado no esporte?”: ética e integridade nos Jogos Aprimorados (The Enhanced Games) a partir de uma lente interdisciplinar’ será realizado no dia 19 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira (SP).
O evento tem como público-alvo docentes, discentes e profissionais da área.
Inscrições para participação podem ser feitas no endereço eletrônico.
Resumo:
‘Primeiro, houve os Jogos Olímpicos, depois os Jogos Paralímpicos e, agora, existem os “Jogos Aprimorados”’. A frase de Andrew Richardson ilustra o contexto do presente fórum: refletir e analisar, a partir de uma lente interdisciplinar, o primeiro evento pro-doping da história do esporte, no qual a dopagem é aceita e promovida. Marcado para maio de 2026 e com adesão de diversos atletas Olímpicos, os The Enhanced Games (TEG) já aparecem na mídia internacional e vem ganhando repercussão no Brasil. Se nossas percepções cotidianas sugerem que o doping é maléfico ao esporte, a literatura se organiza em três grupos: pro-doping, anti-doping e anti-anti-doping.
O presente fórum visa lançar luz sobre os TEG a partir da interação de pesquisadores de diversas áreas, de modo a avançar no debate científico e ético a seu respeito e suas consequências para a sociedade.
O fórum está sob a responsabilidade dos professores Marcus Vinicius Simões de Campos, Eduardo Rochete Ropelle, Joana Pereira de Carvalho Ferreira, Leandro Carlos Mazzei, todos da FCA, e Cacilda Mendes dos Santos Amaral, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.
Para outras informações, acesse osite ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br.
(Hélio Costa Júnior)
Imagem: Site da ProEEC
