Nepo realiza seminário “Direitos Sexuais e Reprodutivos na nova ordem (ou desordem) global”

O Núcleo de Estudos de População ‘Elza Berquó’ (Nepo) realiza, no dia 30 de abril, a partir das 10h, o Seminário “Direitos Sexuais e Reprodutivos na nova ordem (ou desordem) global”.
O evento acontece na modalidade presencial e com transmissão online simultânea, no Auditório Nepo e no canal do núcleo no YouTube.
O seminário foi proposto em função dos rumos do debate mais recente, nacional e internacional, sobre os impactos da redução das taxas de fecundidade no Brasil e no mundo, retomando discussões públicas e políticas em torno do direito de ter ou não ter filhos, quando, como e com quem tê-los, e, consequentemente, o lugar que a vida reprodutiva das mulheres pode vir a ocupar em sociedades crescentemente conservadoras. Tal contexto reacende os questionamentos sobre a atuação do Estado, que, orientado a estabelecer políticas ou normativas que visam incrementar ou reduzir a população, pode colocar em risco a garantia de direitos fundamentais.
A discussão se mostra ainda mais oportuna diante da participação recente do presidente da CNPD, Richarlls Martins, na 58ª. Comissão de População e Desenvolvimento da ONU, chefiando a Delegação Brasileira como articulador da posição governamental. Participou igualmente de reuniões com representantes dos países do BRICS e da América Latina e Caribe, acompanhando a produção do documento final da Comissão, com elementos importantes para o debate com a comunidade científica, o Estado e a sociedade civil.
O evento tem como público-alvo docentes, discentes e demais interessados na temática.
O auditório do Nepo está localizado na Avenida Albert Einstein, 1300, no bairro de Barão Geraldo, em Campinas (SP).
Para mais informações acesse o site ou envie e-mail para amandaha@unicamp.br.
(Gabriela Souza)