Cátedra “Antônio Bispo dos Santos de Confluências de Saberes” será apresentada à comunidade

A professora Alik Wunder, da Faculdade de Educação (FE), e o professor Rafael Afonso da Silva, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), apresentarão, no dia 17 de março, a proposta da Cátedra “Antônio Bispo dos Santos de Confluências de Saberes” (CABSCS).
O evento, aberto ao público, ocorre, às 9h, no Espaço Cultural Casa do Lago, e às 14h, no Auditório Maurício Tragtenberg, no Anexo 3 da FE.
A proposta trata de um dispositivo orientado para o reconhecimento e a ampliação da presença, na Universidade, de saberes não-hegemônicos, designadamente, saberes indígenas, afro-brasileiros, tradicionais e populares.
A proposta sugere dois programas principais: o Programa Permanente de Curricularização da Extensão da Cátedra “Antônio Bispos dos Santos de Confluências de Saberes” (PPCE/CABSCS) e o Programa de Mestra(e) Visitante (PMV).
A proposta da cátedra é resultado da articulação e do estudo de um conjunto de docentes, discentes e funcionários de diversos institutos e faculdades da Unicamp e de colaboradores externos, em um processo iniciado em junho de 2023, durante a realização do Fórum Permanente “Por uma Justiça Epistêmica: Encontro de Saberes e Outras Propostas para Descolonização dos Currículos.”
A Casa do Lago fica na Avenida Érico Veríssimo, 1011. O Auditório Maurício Tragtenberg está localizado na Av. Bertrand Russell, 801. Ambos, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, em Campinas (SP).
Para outras informações, escreva para os e-mails awunder@unicamp.br / raafonso@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Antonio Scarpinetti
Edição de imagens: Paulo Cavalheri