Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Unicamp-Amazul e CancerThera realizam o workshop “Tecnologia Nuclear na Irradiação de Alimentos e na Transição Energética”

Unicamp-Amazul e CancerThera realizam workshop sobre tecnologia nuclear

Com o tema “Tecnologia Nuclear na Irradiação de Alimentos e na Transição Energética”, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), com o apoio da Unicamp, e o Centro de Inovação Teranóstica em Câncer (CancerThera) realizam o primeiro workshop da parceria Unicamp-Amazul, no dia 29 de novembro, a partir das 8h30, na Casa do Professor Visitante (CPV).

A parceria resulta de um memorando de entendimento que criou o programa Gestão do Conhecimento, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, envolvendo a Universidade e a Amazul. O primeiro beneficiado dessa iniciativa é o CancerThera, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).

O objetivo do workshop é posicionar a Amazul como um player fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias da área da saúde ao lado de parceiros de grande relevância, como a Unicamp e o CancerThera, incentivar a elaboração de artigos científicos e de publicações sobre os temas debatidos no evento e reforçar a autoridade e a seriedade da parceria.

O workshop contará com palestras e debates voltados a enriquecer a troca de conhecimentos sobre dois temas de grande relevância para o futuro do Brasil: a aplicação da tecnologia nuclear no setor alimentício e as novas perspectivas para a transição energética, com destaque para o uso dos reatores modulares pequenos (SMRs, na sigla em inglês).

A programação inclui duas mesas-redondas. A primeira, intitulada “O papel da irradiação de alimentos na segurança alimentar”, terá como objetivo explorar como a tecnologia de irradiação pode aumentar a segurança alimentar e gerar impactos econômicos e sociais positivos. O moderador será Flávio Schmidt, docente da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, e entre os palestrantes estão Marcelo Cristianini (FEA), que fará uma introdução ao tema, e Eros Carbi (Amazul), que discutirá os aspectos técnicos e os impactos econômicos e sociais dessa tecnologia. A sessão será seguida por um debate com especialistas.

Já a segunda mesa-redonda, “Impacto dos pequenos reatores modulares na transição energética”, discutirá o papel estratégico dos pequenos reatores modulares (SMRs) e as iniciativas nacionais para seu desenvolvimento, sendo moderada pelo docente do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp Pascoal José Giglio Pagliuso. A mesa contará com o vice-almirante Carlos Alberto Matias (Amazul), que fará uma introdução ao tema, e Leonardo Dalaqua Jr. (Amazul), que apresentará o papel dos SMRs na transição energética e as propostas nacionais de desenvolvimento. A sessão será finalizada com um debate.

O evento contará com a presença do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, de Newton de Almeida Costa Neto, diretor-presidente da Amazul, e de Celso Darío Ramos, vice-diretor do Comitê Executivo do Cepid CancerThera.

O encontro é aberto à comunidade acadêmica. Faça sua inscrição no link bit.ly/tecnologianuclear.

A Casa do Professor Visitante fica localizada na Avenida Érico Veríssimo, 1251, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Para outras informações, acesse o site https://www.cancerthera.org.br/evento/workshop-tecnologia-nuclear-na-irradiacao-de-alimentos-e-na-transicao-energetica-amazul-unicamp-e-cepid-cancerthera/ ou escreva para o e-mail imprensa@cancerthera.org.br.
(Larissa Santos)
Imagem: FreePik/Site do evento
Edição de imagens: Alex Mattos

Ir para o topo