Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Série de vídeos aborda “Que economia é essa?”

Parceria entre Secretaria de Comunicação e Instituto de Economia lança série de vídeos sobre temas econômicos do dia-a-dia

A inflação, em determinada medida, pode ser um efeito colateral inevitável de um processo de distribuição de renda. Nesse contexto, o Regime de Metas da Inflação, adotado desde 1999 no Brasil, provocaria aumento da taxa de desemprego e, consequentemente, a interrupção da redistribuição de renda, que é algo muito positivo para o país. Da mesma forma, a reoneração da folha de pagamento, que pode parecer um desastre para determinados setores da economia, numa visão mais crítica, visa a interrupção de uma política econômica que não surtiu os efeitos desejados desde que foi criada. O Brasil ainda precisa investir muito em economia verde e reconhecer o pesado papel das mulheres na economia do cuidado.

Entender melhor os assuntos e temas da economia que estão em discussão no país é um passo importante em direção à cidadania. Ainda mais quando a visão que se obtém na grande mídia é, sobretudo, a visão do mercado, e não a do trabalhador. Essa é a proposta da série de vídeos “Que Economia é Essa?”, realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) e o Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Além dos temas “Inflação”, “Regime de Metas” e “Reoneração da Folha”, a série aborda, de forma didática, conceitos como “Economia Verde”, “Economia do Cuidado”, “Mercado Financeiro”, “Sistema Tributário”, entre outros temas, num total de 15 episódios lançados semanalmente no canal YouTube da TV Unicamp, além do Canal Universitário Campinas.

As gravações foram realizadas no estúdio da TV Unicamp, com 12 docentes de diferentes áreas do Instituto de Economia (IE). “É essencial que instituições como a Unicamp assumam o compromisso de ampliar o acesso ao conhecimento, especialmente em áreas como a economia, que impactam diretamente a vida cotidiana. Iniciativas como esta série de vídeos permitem que diferentes perspectivas acadêmicas alcancem um público mais amplo, oferecendo um contraponto necessário às narrativas predominantes na grande mídia”, afirma Celio Hiratuka, diretor do IE.

A SEC, por meio da TV Unicamp, tem investido em conteúdos que levam informação de qualidade ao grande público, num formato acessível e dinâmico. Serão dois episódios por semana, às segundas e quintas, às 19 horas, no canal do Youtube da TV Unicamp

Confira o primeiro episódio que trata do tema Metas de Inflação, com a professora Lílian Rolim:

Ir para o topo