Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Pesquisador do Instituto de Biologia expõe “Entre Marés” no Instituto Pavão Cultural

Pesquisador do Instituto de Biologia expõe “Entre Marés” no Instituto Pavão Cultural

Cientista, fotógrafo, músico. O biólogo e pesquisador do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp Thomas Lewinsohn, que recebeu recentemente o título de professor emérito da Universidade por seu trabalho científico, mostra agora outra faceta em sua exposição “Entre Marés”. São “fotografias praieiras”, como ele as define, produzidas em andanças por praias de São Paulo e do Nordeste, de 2008 a 2024.

Para esta exposição foram selecionadas 75 fotos, em sua maioria com padrões abstratos  encontrados em justaposições de areia, água e rochas. “Ao indagar essas formas,  reencontro estampas japonesas ukyio-e, gravuras da Fayga Ostrower, mapas de Anna Bella Geiger”, explica Thomas, reconhecendo a influência dessas duas artistas com quem conviveu durante toda a sua vida.

O curador da exposição é Eder Ribeiro, que define o trabalho de Lewinsohn como “no campo do sensível, e não do descritível, com uma dimensão poética inesperada: inscrições ferrosas na rocha sugerem figuras; ondas deixam suas marcas, cíclicas; continentes emergem na areia. Vamos assim de um enigma ao outro”.

A mostra estará no Instituto Pavão Cultural e pode ser visitada de 21 de setembro a 19 de outubro, às quartas e sábados, das 15 às 19h. 

O instituto fica na Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, na Cidade Universitária, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

SERVIÇO
Exposição Fotográfica “Entre Marés”, de Thomas Lewinsohn
Abertura: 21 de setembro, às 16h
Visitação: 21 de setembro a 10 de outubro, das quartas aos sábados, das 15 às 19h.

Para outras informações,  escreva para os e-mails pavaocultural@gmail.com ou gcaldas@unicamp.br
(Da Redação)

Ir para o topo