O Centro de Memória Unicamp (CMU) acaba de lançar o e-book Campinas pelas lentes de V8: fotografia, memória e história. O livro, organizado pela pesquisadora colaboradora do CMU Maria Alice Rosa Ribeiro, conta com textos de Luiz Carlos Felizardo, Sylvia Caiuby Novaes, Josianne Cerasoli, João Paulo Berto e Lucas Resck Menali Costa.
A obra resulta do projeto Aristides Pedro da Silva (V8), um Fotógrafo Campineiro, premiado pelo edital de 2022 do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), da Prefeitura Municipal de Campinas e da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.
Fatos históricos
Falecido em 31 de julho, aos 91 anos de idade, V8 foi um fotógrafo colecionador que registrou fatos históricos do município, como a demolição do Teatro Municipal e da Igreja do Rosário. O profissional reuniu ao longo da vida mais de 4.500 imagens suas e de fotógrafos da cidade, datadas de 1880 a 1970. Desde 2001, a coleção está sob a guarda do CMU, onde constitui fonte de pesquisa sobre a história local e regional.