Colunistas

Alexandre Carneiro
Alexandre Soares Carneiro
Em poucos traços

Alexandre Soares Carneiro é professor do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada. Orientou trabalhos e publicou estudos sobre Gil Vicente, Michel de Montaigne, literatura de corte do período medieval e renascentista e ensaísmo moderno. Mantém, desde 2022, a coluna Em Poucos Traços no Jornal da Unicamp.

Colunista Cacá
Cacá Machado
Pausa de mil compassos

Cacá Machado é historiador, compositor, curador, gestor cultural e professor junto aos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, desde 2015. Atualmente é diretor de Cultura (DCult) da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. É editor do periódico Música Popular em Revista e coordenador do Laboratório de Estudos da Música e do Som - LEMS (IA/Unicamp).

Carolina Cantarino
Rés-do-chão

Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), ambos da Unicamp. É membro titular da Comissão de Diversidade Étnico-Racial (Cader) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp e editora da revista ClimaCom. Em suas práticas na Universidade, promove encontros entre artes, ciências e filosofia.

José Mario Martínez
(In)exata

José Mario Martínez é professor emérito da Unicamp e docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), com foco na área de Otimização. Atualmente é presidente do Conselho Científico Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) e coordenador de Engenharia Matemática do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos associados a Barragens (Criab).

foto de Luiz Marques
Luiz Marques
Crises socioambientais

Professor aposentado e colaborador o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Atualmente é professor sênior da Ilum Escola de Ciência do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Pela Editora da Unicamp, publicou Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo (1568) e Capitalismo e Colapso Ambiental. É membro dos coletivos 660, Ecovirada e Rupturas.

Peter Schulz
Ciência assim assado

Peter Schulz, ex-professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp, é docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Dedica-se à divulgação científica e ao estudo de aspectos da interdisciplinaridade. É autor do livro A encruzilhada da nanotecnologia – inovação, tecnologia e riscos. Foi curador da exposição “Tão longe, tão perto – as telecomunicações e a sociedade”, no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo.

Sávio Cavalcante

Sávio Cavalcante é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e pesquisador do Centro de Sociologia Contemporânea e do Centro de Estudos Marxistas, ambos do IFCH.

Sérgio Salles
Sergio Salles-Filho
Ciência da ciência

Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho é professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Coordena projetos de pesquisa e extensão ligados a planejamento de organizações públicas e privadas. Coordena o projeto “Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).