Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Repórter Unicamp

Unicamp tem programa de prevenção e ambulatório do pé diabético

Os pacientes diabéticos atendidos no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp passaram a contar, recentemente, com um programa educacional realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras. O principal objetivo do programa é contribuir para a prevenção e o tratamento da diabetes, com impacto na qualidade de vida dos pacientes.

“Os programas educacionais são também terapêuticos. Toda doença crônica, como a diabetes, requer um tratamento de equipe multiprofissional”, explica a médica Walkyria Volpini, uma das responsáveis pelo projeto do HC.

O programa é o primeiro passo que o paciente precisa dar para iniciar o tratamento no Hospital. Diabéticos com os dois tipos da doença, o tipo 1 e o tipo 2, são atendidos nos ambulatórios do HC. Os pacientes podem contar ainda com um ambulatório específico para o tratamento do pé diabético.

“O pé diabético é uma complicação relacionada à diabetes mal controlada ao longo dos anos. Acontece tanto na diabetes tipo 1, como no tipo 2. E, com o programa educacional, temos tentado focar na prevenção”, explica a médica do HC Ana Luisa Oliveira.

A diabetes é caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem, atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Em 14 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

Ficha técnica
Produção e coordenação: Patrícia Lauretti
Reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: Marcos Botelho Jr. e João Ricardo – Boi
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri

Ir para o topo