O violista brasileiro Renato Bandel, que estudou na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, foi um dos convidados especiais do Congresso Internacional de Viola, sediado no Instituto de Artes (IA) da Unicamp entre 17 e 21 de julho. Renato Bandel participou de apresentações, palestras e workshops, ao lado de músicos e artistas de 20 países. Trata-se do primeiro evento sobre viola de orquestra a ser realizado na América do Sul.
Renato Bandel dá aulas no Projeto Jovens Músicos, voltado ao ensino gratuito de música erudita para crianças de Piracicaba (SP) e região. O violista considera que o acesso à música erudita ainda continua sendo um desafio no Brasil e que é fundamental mostrar para o público que a música de qualidade existe.
Iniciativas espalhadas pelo país, como as desenvolvidas pelo IA e pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), vêm transformando este cenário e contribuindo para a formação de jovens músicos brasileiros. Cinthia Alireti, regente da OSU, explica que jovens músicos, compositores e regentes da graduação em música do IA têm oportunidades de atuar com uma orquestra sinfônica profissional, como a da Unicamp.
Outra iniciativa é o projeto musical Primeira Nota, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas e pelo Departamento de Música do IA. O projeto oferece, gratuitamente, aulas de teoria musical e de práticas de canto e de instrumentos a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.
Sobre o congresso
O Congresso Internacional de Viola foi organizado pela International Viola Society (IVS), pela Associação Brasileira de Violistas (Abrav) e pelo IA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da Diretoria de Cultura (DCult). O objetivo foi promover, gratuitamente, apresentações, palestras, workshops e masterclasses com artistas brasileiros e internacionais em torno do tema: “Celebrando a fusão de Culturas: um mundo de música para viola”.
Ficha técnica:
Produção e reportagem: Silvio Anunciação
Imagens: João Ricardo – Boi e Kleber Casabllanca
Edição: Kleber Casabllanca
Edição de capa: Paulo Cavalheri
Apoio: Ronei Thezolin