No Dia Mundial do Meio Ambiente, a TV Unicamp lança uma série de cinco reportagens especiais sobre a gestão de resíduos na Universidade. O manejo de resíduos sólidos urbanos constitui um dos principais desafios para os municípios do país que precisam se adequar ao Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020.
Com uma “população” estimada em cerca de 45 mil pessoas, entre estudantes, servidores e visitantes, somente no campus de Barão Geraldo, em Campinas, a Unicamp produz, em média, 400 toneladas de resíduos classificados como perigosos (biológicos, químicos e radioativos) e comuns (recicláveis e não recicláveis).
A gestão de resíduos tem garantido colocações de destaque à Universidade em rankings de avaliação ambiental, como o Green Metric e o The Impact.
A primeira reportagem em vídeo apresenta as etapas de manejo de resíduos estabelecidas pela Resolução 222, da Anvisa, cumpridas pela gestão de resíduos perigosos, principalmente os químicos e os biológicos, e explica a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Local, implementado pela Geare (Gestão Ambiental e de Resíduos).
Ficha técnica
Produção e coordenação – Patrícia Lauretti
Reportagem – Hebe Rios
Imagens – Marcos Botelho Jr. , João Ricardo – Boi
Gravação de áudio – Octávio Silva
Edição – Diohny Andrade
Edição de capa – Alex Calixto