Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Pesquisa

A revolução invisível que mudou o mundo

Série de reportagens vai mostrar como as descobertas das tecnologias quânticas permitiram o desenvolvimento de inovações fundamentais

Há 100 anos, nascia a mecânica quântica, uma das maiores revoluções científicas da história. Em 1925, os físicos Werner Heisenberg, Max Born e Pascual Jordan publicaram os fundamentos da mecânica matricial, uma das primeiras formulações que deram origem à mecânica quântica. No ano seguinte, o cientista Erwin Schrödinger apresentou a mecânica ondulatória, que complementa a mecânica matricial para explicar o comportamento da matéria e da energia em escala microscópica.

A primeira reportagem de uma série de quatro episódios sobre o tema vai mostrar como as descobertas dessa teoria permitiram o desenvolvimento de tecnologias fundamentais. Os satélites e os GPS utilizam relógios atômicos, os mais precisos do mundo. A base para o funcionamento dos computadores e dos smartphones é formada pelos transistores, que também dependem dos princípios da mecânica quântica. Chips e processadores necessitam da compreensão quântica dos materiais. 

Exames médicos de alta precisão, como a ressonância magnética, utilizam uma propriedade quântica chamada spin. Novos medicamentos, vacinas, materiais e até mesmo baterias são resultados de ligações químicas que acontecem entre elétrons e núcleos atômicos.

As tecnologias quânticas se dividem em três áreas principais: computação quântica, criptografia quântica e sensores quânticos, temas das próximas três reportagens. 

Assista ao programa:

Ir para o topo