A Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp passou a coordenar o treinamento de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Jundiaí. A capacitação voltada aos enfermeiros que atuam nesses serviços integra um projeto de pesquisa desenvolvido no contexto da reforma psiquiátrica brasileira, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí.
De acordo com a professora Vanessa Pellegrino Toledo, coordenadora da iniciativa, o projeto surgiu da necessidade de repensar o papel do enfermeiro na área da saúde mental. “Hoje, ele é cada vez mais chamado a atuar como agente terapêutico, uma transformação impulsionada pela reforma psiquiátrica brasileira, que instituiu os serviços psicossociais e as residências terapêuticas”, afirmou.
Toledo destaca que a expansão desse modelo favorece a atuação integrada das equipes multiprofissionais, nas quais o enfermeiro assume papel estratégico na redefinição das práticas de cuidado. O profissional passa a desenvolver ações voltadas à promoção da saúde, à prevenção de agravos, à recuperação e à reabilitação dos pacientes, contribuindo para superar o modelo assistencial centrado na doença.
O projeto adota uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa-ação, método que visa à solução de problemas coletivos por meio da participação colaborativa entre pesquisadores e profissionais envolvidos na realidade estudada.
Além dos Caps de Jundiaí, a iniciativa abrange também duas residências terapêuticas de Campinas: o Caps Esperança e o Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira, instituição considerada referência histórica na reforma psiquiátrica brasileira.
Brinquedos terapêuticos
A ação em Jundiaí inclui ainda uma pesquisa de doutorado sobre o uso de brinquedos terapêuticos, desenvolvida pela enfermeira Giulia Delfini, sob orientação da professora Ana Paula Rigon Francischetti Garcia, da Fenf. “A proposta é criar um espaço em que a criança em sofrimento psíquico possa expressar suas angústias e medos por meio da brincadeira, sua principal forma de comunicação”, explicou Delfini.
Assista ao programa sobre o tema:
