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A fotografia em preto e branco mostra a fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas. Ela tem duas torres frontais — a da direita é alta e imponente, enquanto a da esquerda está incompleta e mais baixa. No centro da fachada há uma grande janela redonda, em forma de rosácea, acima da porta principal. O estilo é clássico e ornamentado, com esculturas religiosas no topo. Em frente à igreja, na rua, há alguns carros antigos estacionados e algumas pessoas andando, vestidas com roupas elegantes, como ternos e chapéus. Também há postes de iluminação ao longo da calçada. A cena transmite a atmosfera de uma cidade de meados do século 20.
Fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Campinas
O ChatGPT disse:

A fotografia em preto e branco mostra o interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas. No centro da imagem está o altar-mor, ricamente ornamentado. Ele possui colunas, nichos com imagens de santos e, no topo, um crucifixo em destaque. Há também esculturas de anjos ajoelhados e grandes candelabros de vários braços ladeando o altar. Um lustre de metal trabalhado e pendurado no teto aparece em primeiro plano. As paredes e arcos ao redor são decorados com relevos e pinturas, reforçando o caráter solene e sagrado do espaço. Nos bancos de madeira, à frente do altar, é possível ver algumas pessoas sentadas ou em movimento.
Interior da Igreja demolida em 12 de maio de 1956; para o curta-metragem foram realizadas 17 entrevistas
A fotografia colorida exibe três mulheres sorridentes em pé ao ar livre em Campinas, São Paulo, com idades variando de meia-idade a mais jovem, todas olhando para a câmera. A mulher à esquerda tem cabelo loiro curto, óculos e veste um casaco xadrez em tons de vinho; a do centro, também com óculos, usa uma blusa preta monocromática; e a da direita, mais jovem, usa uma blusa branca com um vibrante cachecol vermelho. Elas estão sobre um chão de cascalho, tendo como pano de fundo árvores e três postes artísticos decorados com padrões geométricos coloridos, criando uma cena amigável e luminosa.
Da esquerda para a direita, Dulce Zorzenon, Cláudia Amoroso Bortolato e Carolina de Mattos Spagnol: ampla pesquisa
A fotografia colorida mostra uma cena de gravação em ambiente externo. À direita, uma mulher negra, de óculos e turbante laranja, veste uma túnica listrada em laranja e preto e está sentada segurando um objeto pequeno nas mãos, provavelmente sendo entrevistada. À esquerda e ao centro, quatro pessoas da equipe de filmagem interagem animadas: uma mulher de camiseta vermelha sorri de pé; outra, sentada com calça jeans e camisa branca, segura uma câmera fotográfica montada em tripé; atrás dela, um homem de camiseta verde segura um refletor dourado; e, mais à direita, um homem grisalho com óculos, fones de ouvido e camiseta azul comanda o áudio, sentado ao lado de um tripé com microfone de captação suspenso.

Ao fundo, há uma casa simples com paredes pintadas de lilás e parte em alvenaria aparente, reforçando o caráter cotidiano e comunitário da cena.
Foram mais de 17 horas de gravação captadas em seis meses
A fotografia colorida mostra um grupo de 12 pessoas reunidas em uma passagem entre prédios, sorrindo para a câmera. No centro, em primeiro plano, um homem negro, de boné bege e camisa azul xadrez, está sentado, sorridente, segurando uma cuia de chimarrão. Ao lado dele, de pé e próximos, estão homens e mulheres de diferentes idades, com roupas casuais e expressões alegres.

À esquerda, uma mulher de blusa branca e calça marrom se apoia em um poste; atrás dela e ao redor, o grupo se organiza de forma descontraída. No canto inferior esquerdo aparece o logotipo da Lei Paulo Gustavo, indicando que a foto está ligada a um projeto cultural financiado por essa lei.
Equipe do projeto Escombros durante entrevista com André Carvalho e Jules Ventura

Confira o histórico desde a inauguração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas:

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