A Unicamp venceu, na categoria Mérito Institucional, a edição 2024 do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma fundação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Essa modalidade de prêmio procura valorizar o trabalho institucional e reconhece institutos e universidades que se destacaram no apoio a bolsistas.
De acordo com a dirigente da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, professora Ana Frattini, esta é a primeira vez que, na categoria Mérito Institucional, o CNPq avalia os relatórios das instituições sobre os resultados e impactos dos programas de iniciação científica.
“Essa premiação institucional vem reforçar a importância que a pesquisa realizada na Unicamp tem na formação de seus estudantes. Não é à toa que nossa Universidade figura em primeiro lugar na categoria ‘ensino’ nos principais rankings do Brasil e da América Latina”, disse Frattini.

Atualmente, o programa institucional da Unicamp conta com 1.045 bolsas de iniciação científica (IC) e iniciação tecnológica (IT) e 200 vagas de iniciação científica voluntária (sem bolsa).
Essas bolsas contam com financiamento vindo de diferentes fontes – 751 do CNPq, 279 da Unicamp e 15 em parceria com a empresa Dow. Por conta da conquista do prêmio, a Universidade receberá, neste ano, mais 20 bolsas do CNPq.
Frattini lembrou que a Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica realizada no Brasil e por 12% da pós-graduação nacional. “A tradição e a excelência no ensino e na pesquisa se refletem diretamente nos seus programas de iniciação científica e de iniciação tecnológica, proporcionando aos estudantes uma vivência precoce e enriquecedora em um ambiente de alta produtividade acadêmica”, afirmou.
Segundo a pró-reitora, esses programas de IC atendem alunos de graduação e estudantes do ensino médio, colocando-os em contato direto com grupos e linhas de pesquisa a fim de proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos, assim como estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento pessoal e profissional.
A Pró-Reitoria afirmou que o interesse pelos programas tem crescido. Segundo o órgão, o processo seletivo deste ano recebeu 2.007 inscrições, o maior número da história.
O órgão disse ainda que, neste ano, o Congresso de Iniciação Científica da Universidade deverá ser realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Convenções e no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). As inscrições estarão abertas até o dia 4 de agosto.
O congresso tem como objetivo reunir e divulgar os resultados dos projetos desenvolvidos por alunos de graduação da Unicamp e de outras instituições.
Além do prêmio institucional, o estudante da Universidade Vinícius Carluccio de Andrade ganhou uma menção honrosa na categoria Bolsista de Iniciação Científica na área das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Em dezembro último, Andrade já havia recebido o prêmio oferecido pela Unicamp. (Leia matéria abaixo)

O prêmio
O CNPq concede o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica anualmente. A honraria premia estudantes de graduação bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024, prazo desta edição, e que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do relatório final.
A cerimônia de premiação ocorrerá durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ocorrer entre 13 e 19 de julho próximos, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da SBPC.
Confira a lista dos vencedores da 22ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica divulgada pelo CNPq.
Leia mais:
Alunos recebem prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica