Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Memorial

Unicamp lamenta a perda do professor Rogério Cerqueira Leite

Pioneiro em pesquisa e inovação, o cientista deixou um legado inestimável para a Universidade e para o país

Cerqueira Leite (à esquerda) com o reitor Antonio Meirelles durante lançamento de livro, em 2022
Cerqueira Leite (à esquerda) com o reitor Antonio Meirelles durante lançamento do livro Legados: A coleção de Arte Africana Cerqueira Leite, em junho de 2024

A Reitoria da Unicamp lamenta profundamente o falecimento do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, aos 93 anos, ocorrido na madrugada de hoje (1/12). O velório será realizado neste domingo, no Cemitério Flamboyant, a partir das 13h, com sepultamento às 17h.

Engenheiro eletrônico e físico de renome internacional, Cerqueira Leite dedicou sua vida à pesquisa e ao ensino. Sua trajetória, marcada por uma intensa atividade acadêmica e um profundo engajamento com o desenvolvimento do país, deixou contribuições inestimáveis para a Unicamp, da qual é professor emérito, e para a ciência brasileira.

Nascido em 14 de julho de 1931, o professor Cerqueira Leite graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve seu doutorado em Física pela Universidade de Paris (Sorbonne).  Ao longo de sua carreira, atuou em instituições reconhecidas, como os Laboratórios Bell, e lecionou em diversas universidades, incluindo a Unicamp, onde participou da criação do Departamento de Física do Estado Sólido e contribuiu para a consolidação da Universidade como um centro de excelência em pesquisa.  

Cerqueira Leite deixa um legado importante para a ciência e tecnologia brasileiras. O professor desempenhou um papel crucial na criação e na gestão de centros de pesquisa e inovação, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), uma das primeiras incubadoras de empresas do país.

Da esquerda para direita, o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; Rogério Cerqueira Leite e sua esposa Ruth Mattos (ao centro) e o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior
Da esquerda para direita, o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; Rogério Cerqueira Leite e sua esposa Ruth Mattos (ao centro) e o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior

Atualmente, era Presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos mais importantes complexos de pesquisa em ciência e tecnologia do Brasil e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Sua influência se estendeu a diversas instituições, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Padre Anchieta (FPA). Suas realizações foram reconhecidas com diversas honrarias, como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

A Reitoria, em nome de toda a comunidade universitária, presta suas mais sinceras condolências à família e aos amigos do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite.

––––   

Leia mais sobre uma das contribuições de Cerqueira Leite:

A fibra que mudou as comunicações no país

Leia nota do CNPEM sobre Cerqueira Leite|:

CNPEM se despede do prof. Rogério Cerqueira Leite

Assista à palestra proferida pelo senador Teotônio Vilela na Unicamp, em 25/04/1983, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, com a apresentação do professor Rogério Cezar Cerqueira Leite e, na sequência simpósio em homenagem ao professor, realizado pelo Instituto de Física Gleb Wataghin:

Ir para o topo