A universidade sobressaiu-se principalmente nas áreas de Educação e Ambiente de Pesquisa, dois dos cinco grandes pilares analisados pela THE

Segunda melhor universidade do Brasil, a Unicamp figura entre as 20% melhores do planeta, aponta o World University Rankings 2025. Publicado nesta quarta-feira (9), o ranking é elaborado pela Times Higher Education (THE, na sigla em inglês), uma das instituições pioneiras na avaliação acadêmica. Para a lista, foram analisadas 2092 universidades de 115 países. Pela primeira vez desde o lançamento do ranking, em 2004, o Brasil figura entre os 20 países mais bem colocados. A Universidade de Oxford (Reino Unido) encabeça a classificação geral, sendo considerada a melhor do mundo. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou a primeira posição.

O THE World University Rankings 2025 mostra a evolução da Unicamp nos últimos anos. A Universidade, que aparece entre a 351ª e a 400ª posição na classificação geral, sobressaiu-se principalmente nas áreas de Educação e Ambiente de Pesquisa, dois dos cinco grandes pilares analisados pela Times Higher Education – os demais são Qualidade de Pesquisa; Indústria; e Perspectiva Internacional. Para conferir a pontuação de cada universidade, são considerados 18 indicadores de desempenho, distribuídos nessas grandes áreas.

“Importante destacar que a Unicamp vem galgando posições nas avaliações dos rankings, seja na classificação geral a nível mundial, passando no THE de uma posição situada entre 401 e 500 para uma entre 351 e 400 nas últimas duas avaliações e mantendo a segunda colocação a nível nacional”, disse o reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles.

“Vale ainda observar que nosso desempenho foi muito bom em ensino e em ambiente de pesquisa, com posições mais próximas ao topo da classificação, indicando que estamos trilhando o caminho certo em termos da combinação destes dois pilares da avaliação,” acrescentou ele.

“Os pilares Educação e Ambiente de Pesquisa representam quase 60% do ranking. Em ensino, a Unicamp teve uma colocação bastante destacada, na classificação geral, ficando na 141ª posição. Em relação ao ambiente de pesquisa, ficou em 168º lugar. Esses indicadores mantêm a Universidade em uma posição considerada elevada, em relação ao restante do mundo”, afirma Renato Garcia, professor do Instituto de Economia (IE) da Universidade e assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário.

O assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, Renato Garcia: posição considerada elevada

No que diz respeito a indústrias e patentes, o desempenho da Unicamp também se sobressaiu, contabilizando 76,7 pontos, completa o docente. O desempenho da Universidade se destaca, sobretudo, quando se leva em conta o aumento no número de participantes, explica Garcia. Em relação à versão anterior, 185 novas instituições foram incluídas no ranking atual. Somente no Brasil, foram mais de 60 universidades.

Para a produção da edição 2025 do ranking, a THE considerou mais de 157 milhões de citações, em 18 milhões de publicações. Também incluiu respostas de mais de 93 mil acadêmicos de diversos países do mundo. O ambiente de ensino, o volume, a receita e a reputação do ambiente de pesquisa estão entre os pontos analisados nas duas categorias em que a Unicamp teve seus melhores resultados.

Unicamp é a 3ª melhor da América Latina pelo 2º ano consecutivo