Atualidades

UPA inicia com programação intensa ao longo do dia

Com o tema "Saber em Movimento", são esperados mais de 60 mil visitantes, acompanhe a cobertura das atividades pelas redes oficiais

Teve início, neste sábado (17), a 19ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas – UPA 2024. A Universidade abre as portas de suas faculdades, institutos, centros e núcleos de pesquisa e serviços a visitantes de todo o Estado de São Paulo e de cidades dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Neste ano, o tema da UPA é “Saber em Movimento”. Mais de 60 mil visitantes, entre alunos de escolas inscritas, famílias e grupos, são esperados ao longo de todo o dia.

A abertura, no Teatro de Arena, contou com uma apresentação da Big Band da Escola Livre de Música e com as boas-vindas de membros da Administração Central da Universidade. “Faço um convite especial a todos os estudantes que sonham com uma formação de qualidade e com a oportunidade de fazer a diferença na sociedade: venham para a Unicamp, inscrevam-se no Vestibular” saudou Ivan Toro, pró-reitor de Graduação, representando Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp. “Estamos prontos para recebê-los e para caminhar junto com vocês em sua jornada acadêmica e pessoal”.

As atividades da UPA encerram-se às 17 horas, no campus da Unicamp de Barão Geraldo, em Campinas.

Cotuca também abre as portas para visitantes

Meia hora antes da abertura dos portões, centenas de estudantes já estavam aglomerados em frente ao Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), para a edição de 2024 do Colégio Aberto. A expectativa da diretora de ensino do estabelecimento, professora Renata Altenfelder Garcia Gallo, é a de que, até o final do dia, ao menos 4 mil alunos passem pelo Cotuca.

“Hoje é um dia para os estudantes e as famílias conhecerem os projetos que desenvolvemos no Cotuca. A gente recomenda que eles venham em busca de informações sobre os cursos, perguntem para os professores sobre carreiras e consultem os atuais alunos do colégio. Enfim, que peçam orientações e tirem dúvidas. A ideia do evento é justamente a de promover a interação”, explica a professora.

Os estudantes começaram o dia de visita com uma palestra sobre o colégio, que oferece 17 opções de cursos técnicos e mais 4 de especializações.

Ao longo do dia, os estudantes vão visitar laboratórios, exposições de arte, participar de saraus e gincanas, além de conhecer detalhes dos cursos oferecidos, que abrangem eixos como ambiente e saúde, informação e comunicação, processos industriais, produção de alimentos, gestão e negócios.

O programa Cotil de Portas Abertas – previsto para o Colégio Técnico de Limeira – foi marcado para os dias 20 e 21 de setembro

UPA 2024: confira as orientações para o evento que acontece neste sábado (17)